[weglot_switcher]

Projeto da Universidade de Coimbra no top 3 em concurso da ONU

Incentivar a comunidade académica para a reciclagem de artigos em plástico e equipamentos elétricos e eletrónicos é o objetivo do projeto da UC.
7 Junho 2020, 10h44

Espalhar pontos de recolha por todo o ‘campus’. É desta forma que o projeto R€cycler pretende sensibilizar a comunidade académica para a reciclagem dos resíduos.

Após a recolha do resíduo, o projeto propõe uma pequena retribuição económica, traduzida em créditos que poderão ser utilizados no ‘campus’, tanto em cantinas como em cafés.

R€cycler da Universidade de Coimbra (UC) conquistou o terceiro lugar na final do concurso 2030 Campus Challenge, que decorreu esta sexta-feira em formato online. O projeto, que se integra na categoria Campus in The City, tem como objetivo principal promover e incentivar a comunidade académica para a reciclagem de dois resíduos principais: o plástico e os equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE).

“É uma grande honra conseguir estar no top 3 deste concurso, que contou com 1.351 participantes. Este projeto vai ao encontro do compromisso da UC e em promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e implementar comportamentos mais sustentáveis em todas as suas atividades”, sendo o grande objetivo da instituição ser a “primeira universidade portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica”.

O 2030 Campus Challenge, é uma iniciativa da Agência Universitária da Francofonia com o apoio do Centro de Informação Regional das Nações Unidas e da startup francesa Agorize.

O projeto “We Learn Lab”, coordenado pela Senghor University, do Egipto, e o projeto “Plasma”, da Universidade de Campinas Brasil, conquistaram o primeiro e segundo lugar, respetivamente, ambos na categoria New Educational Issue. As três equipas ganharam uma semana de “Expedição de Aprendizagem” oferecida pela Agência Universitária da Francofonia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.