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Projeto Eco Compras visa ajudar Administração Pública a atingir metas ambientais

Metade das entidades da Administração Pública e do sector empresarial do Estado têm a responsabilidade de adotar, até 2025, critérios ambientais nas compras públicas, mas existem barreiras a esse objetivo.
serviços empresas
11 Outubro 2023, 17h40

O projeto “Eco Compras” foi criado com o intuito de contribuir para que, até 2025, pelo menos metade das entidades da Administração Pública e do sector empresarial do Estado tenham adotado critérios ambientais no seu processo de compras públicas, em linha com as metas que fazem parte da Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas (ECO360).

Existem algumas barreiras à transição dos organismos e os responsáveis pelo projeto querem ajudar a ultrapassá-las. É o caso da falta de apoio técnico, a necessidade de formação para aplicação de critérios ecológicos e a complexidade no desenvolvimento de procedimentos com critérios ecológicos.

Até 2030, 95% dos mesmos organismos deverá cumprir os mesmos requisitos, sendo que 100% terão de possuir uma estratégia ou um plano de integração de critérios ambientais nas suas estratégias de compras.

O plano está a ser colocado em prática pela Aliados Consulting e o propósito passa por capacitar todas as chefias e colaboradores da Administração Pública para que, através das compras, o setor público caminhe em direção a uma transição sustentável.

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