[weglot_switcher]

Projetos centrados no cancro cerebral pediátrico conquistam bolsas de investigação médica

Bolsas são uma parceria entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Lions Portugal. Este ano, a qualidade dos projetos motivou a distinção de duas investigações, que vão receber um financiamento de 15 mil euros cada. Prémios são entregues no próximo sábado.
24 Julho 2025, 13h23

Dois projetos inovadores centrados no cancro cerebral pediátrico, principal causa de morte em crianças com idades entre um e 19 anos, conquistaram as Bolsas de Investigação Médica da Liga Portuguesa Contra o Cancro/LIONS PORTUGAL – Cancro Infantil 2024.

“Apesar de inicialmente estar prevista a atribuição de apenas uma bolsa, a qualidade dos projetos apresentados motivou a decisão de distinguir duas investigações, que receberão, cada uma, um financiamento de 15 mil euros”, justificam os promotores da iniciativa em comunicado enviado à nossa redação.

“CancerCareTech: Plataforma Integrada de Monitorização do Processo de Reabilitação de Crianças com Cancro Cerebral”, de Cláudia Quaresma é um dos vencedores. Com este projeto, a professora e investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa – FCT. quer apoiar a recuperação motora das crianças, minimizando as sequelas provocadas pelo cancro e tratamentos associados.

“Teste de Fármacos em Larga Escala para Medicina de Precisão em Organoides de Tumores Cerebrais Pediátricos”, de Joana Peixoto, investigadora no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), é o outro projeto distinguido. O principal objetivo é aplicar um protocolo de teste de fármacos em larga escala aos organoides (mini-órgãos cultivados em laboratório), para identificação de potenciais alternativas terapêuticas para estes doentes.

“É com um enorme orgulho que distinguimos dois projetos de excelência que representam uma esperança para um problema tão sensível e preocupante como o cancro infantil. Estes projetos representam uma esperança para as crianças e respetivas famílias que enfrentam os desafios desta doença”, salienta Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A cerimónia de entrega das bolsas realiza-se este sábado, 26 de julho, às 11h00, no Hotel Vila Batalha, na Batalha, distrito de Leiria.

A atribuição anual destas bolsas resulta de uma longa parceria da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Lions Portugal com o objetivo de substanciar o apoio ao desenvolvimento da produção científica em oncologia pediátrica.

Anualmente, cerca de 400 crianças e jovens são diagnosticados com cancro em Portugal, sendo o cancro infantil uma realidade que afeta muitas famílias e exige apoio material, jurídico e psicológico, que pode ser encontrado na Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.