As provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), que substituíram a provas de aferição e se realizam no final dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (4.º e 6.º anos, respetivamente), decorrem entre 27 de maio e 9 de junho de 2026.
Para os alunos do 4.º ano, a prova de Educação Artística será realizada nestas datas.
Já a prova de Português está marcada para 2 de junho e a de Matemática para 5 de junho.
Os alunos do 6º ano têm a 29 de maio a prova de Inglês, a 3 de junho a de Português e a 8 de junho a de Português.
Os alunos vão fazer três provas ModA: duas fixas, às disciplinas de Português e Matemática e uma rotativa, a cada três anos. As provas são em formato digital.
O calendário, para o ano letivo de 2025-2026, das provas de Monitorização da Aprendizagem, das provas finais do ensino básico, das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário foi publicado esta terça-feira, 9 de dezembro, em Diário da República.
“As escolas procedem à calendarização das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), de acordo com os seus recursos humanos, materiais e técnicos. Na prova ModA de Educação Artística, a escola deve garantir, sempre, que todos os alunos realizarão as provas no mesmo dia”, refere o Despacho n.º 14616-A/2025.
As provas ModA de Inglês e de Português Língua Não Materna têm uma componente de produção e interação orais a calendarizar pela escola no período de 29 de maio a 9 de junho, podendo esta componente ser marcada para mais do que um dia, acrescenta a norma.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com