[weglot_switcher]

PS continua a liderar sondagens, mas direita ganha terreno

Apesar de o PS liderar as sondagens, a direita tem a maioria dos votos, face à queda do BE e CDU. Ainda assim, a geringonça com o PAN reuniriam 48% das intenções de voto, deixando um resultado imprevisível.
19 Fevereiro 2024, 09h19

Pedro Nuno Santos e o PS mantêm-se à frente nas sondagens para as legislativas de 10 de março, segundo o mais recente estudo da Aximage, mas a direita vai crescendo face à esquerda, contando com o forte resultado do Chega e com a IL em crescimento.

Segundo o estudo feito pela Aximage para DN, JN e TSF, o PS mantém cinco pontos de vantagem para a AD de Luís Montenegro, com 33,1% das intenções de voto contra 27,7%, um resultado que poucas alterações tem tido nas últimas semanas. Também o Chega mostra pouca variância, cimentando o segundo lugar com 16,4% dos inquiridos.

A seguir surge o BE, que tem vindo a perder fôlego e reúne agora 6,3% das intenções de voto, seguido por IL (4,9%), PAN (3,3%) e Livre (2,8%), todos numa tendência em alta. No fundo da lista no que respeita aos partidos com assento parlamentar, a CDU continua a perder terreno e tem agora 2,3% dos votantes.

A sondagem aponta ainda para 24% dos inquiridos a só decidirem em quem votarão mais para a frente na corrida eleitoral e 7,7% de indecisos, o que pode ter uma influência considerável num ato tão renhido.

A esquerda, confirmando-se estes resultados, conseguiria uma maioria, mas não absoluta, reunindo 44 pontos. Juntando o PAN à antiga geringonça, estes partidos representam 48 pontos, o que, consoante a distribuição de mandatos, poderia dar o apoio parlamentar necessário.

De notar que o trabalho de campo para esta sondagem foi feito entre 8 e 13 de fevereiro, ou seja, antes da libertação de Miguel Albuquerque e restantes envolvidos nas suspeitas de corrupção na Região Autónoma da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.