[weglot_switcher]

PS diz que propostas do PSD para a economia são “construtivas” e “validam” as medidas do Governo

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, diz que grande parte das sugestões do PSD já se encontram a ser implementadas e outras devem entrar em vigor entretanto, como é o caso do lay-off e do alargamento das linhas de crédito.
7 Abril 2020, 11h10

O Partido Socialista (PS) considera que as propostas apresentadas esta segunda-feira pelo Partido Social Democrata (PSD) para mitigar as consequências económicas e sociais da pandemia da Covid-19 são “construtivas” e “validam” as medidas do Governo. O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, diz que grande parte das sugestões do PSD já se encontram a ser implementadas e outras devem entrar em vigor entretanto.

“[As medidas do PSD] são sobretudo propostas que servem para validar o caminho que o Governo tem vindo a desenvolver porque, na sua grande maioria, são medidas que se encontram já a ser implementadas e outras que estão em fase de implementação”, disse José Luís Carneiro, num vídeo publicado na conta oficial de Facebook do PS.

O secretário-geral adjunto do partido do Governo dá como exemplo a proposta do PSD de aumentar as linhas de crédito às empresas dos atuais três mil milhões de euros para 10 mil milhões. José Luís Carneiro, diz que, “como se sabe”, o Governo já teve recebeu autorização da Comissão Europeia para usar 13 mil milhões de euros no apoio à tesouraria das empresas, pelo que não uma medida totalmente nova e está em linha com os planos do Governo.

José Luís Carneiro referiu também que a ideia de estender o regime de lay-off simplificado a sócio-gerentes em nome individual e profissionais liberais “foi aprovada na quinta-feira passada [em Conselho de Ministros] e, encontra-se a aguardar a sua publicação em Diário da República”. Deu ainda conta de que o regime de lay-off “foi agilizado nos últimos dias”, pelo que a “desburocratização” deste regime pedida pelo PSD não é mais do que uma insistência na medida.

“Outras medidas têm a ver com as questões da União Europeia. O Eurogrupo vai reunir-se amanhã [hoje] para apreciar e decidir sobre novas medidas para apoiar as empresas e as famílias, para criarmos condições para a apoiarmos a dinamização da economia, mas também outras medidas que têm a ver com os municípios, que como se sabe fazem parte daquilo que constitucionalmente consagra o poder local”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.