[weglot_switcher]

PS quer alterar lei laboral sem “fundamentalismo da esquerda” nem “liberalismo de direita”

Aval do PS à proposta do PCP para rever leis do trabalho indignou patrões. Socialistas vão propor alterações na especialidade e garantem “moderação”.
11 Julho 2021, 10h00

As alterações à lei laboral aprovadas no Parlamento abriram um novo diferendo entre o Governo e as confederações patronais. Os patrões acusam o Executivo socialista de ignorar os acordos de concertação social e de querer alterar a lei no Parlamento, através do PS, com propostas que nunca foram debatidas com os parceiros sociais. Mas o partido do Governo entende que o Parlamento tem competência para aprovar mexidas no Código de Trabalho e garante ao Jornal Económico (JE) que irá propor alterações, na especialidade, à proposta comunista que aprovou, com vista a contornar “propostas fundamentalistas da esquerda” e evitar “propostas liberais da direita”.

Em causa está a aprovação, na generalidade, de um projeto de lei do PCP que visa combater a precariedade laboral e reforçar os direitos dos trabalhadores. O diploma recebeu os votos contra do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal, e acolheu os votos favoráveis do Bloco de Esquerda, PCP, PAN, PEV e das duas deputadas não-inscritas, aos quais se juntou o aval do PS.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.