Pedro Nuno Santos, líder do Partido Socialista, anunciou esta sexta-feira que vai efetuar cinco propostas para o imediato, entre as quais está a baixa do IVA da eletricidade até à taxa reduzida, que está fixada em 6% “para mais de três milhões de portugueses”. No entanto, na legislatura anterior, o PS fez uso da maioria absoluta para chumbar semelhante proposta.
Agora com Pedro Nuno Santos na liderança, os socialistas mudaram de posição no que diz respeito a esta matéria de fiscalidade, depois de durante anos terem votado contra medidas semelhantes, enquanto o primeiro-ministro era António Costa.
A 16 de setembro de 2022, era António Costa primeiro-ministro, foram vários os partidos que apresentaram propostas de redução do IVA da eletricidade para 6%. Com maioria absoluta no Parlamento, o PS foi o único partido a votar contra, pelo que a medida foi chumbada. A proposta contou ainda com a abstenção do PAN. Por outro lado, PSD, CH, IL, PCP, BE e Livre votaram favoravelmente, mas viram a medida ser chumbada.
De referir que, naquela altura, Pedro Nuno Santos fazia parte do Governo, enquanto ministro das Infraestruturas e da Habitação. Já anteriormente, em 2020, o PS tinha votado contra todas as propostas que visavam baixar o IVA associado ao preço da eletricidade, na altura no âmbito da discussão do Orçamento do Estado.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com