[weglot_switcher]

PSD anuncia Fernando Ruas como candidato à Câmara de Viseu

Atual presidente da Comissão Parlamentar de Administração Pública, que presidiu à autarquia entre 1989 e 2013, vai tentar manter a hegemonia na cidade após a morte de Almeida Henriques, vítima de Covid-19. “O bom filho a casa torna”, disse ao Jornal Económico o candidato.
  • Flickr/PSD
19 Maio 2021, 17h44

O PSD anunciou nesta quarta-feira que Fernando Ruas será o seu candidato à presidência da Câmara de Viseu nas próximas eleições autárquicas, que serão disputadas numa data ainda a anunciar em setembro ou outubro. Trata-se de um regresso do agora deputado, que antes de ser eleito para o Parlamento Europeu e para a Assembleia da República, presidiu à autarquia viseense entre 1989 e 2013.

Contactado pelo Jornal Económico, Fernando Ruas reservou declarações para uma apresentação oficial da candidatura, que poderá ocorrer já na próxima semana, mas disse que “não podia ficar indiferente” a um desafio eleitoral em que procurará manter a hegemonia social-democrata na maior cidade da Beira Alta, sucedendo a Almeida Henriques, que faleceu a 4 de abril, vítima de Covid-19, semanas depois de a sua recandidatura a um terceiro mandato ter sido avançada pelo PSD.

Sem avançar escolhas para as listas que encabeçará nas autárquicas, e dizendo querer aguardar pelas palavras do presidente do PSD, Rui Rio, e dos órgãos distritais e concelhios do partido, Fernando Ruas referiu o ditado “o bom filho a casa torna” na hora de confirmar que procurará trocar a Assembleia da República, onde preside à Comissão Parlamentar de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, pela Câmara de Viseu.

“Ultrapassado o período de silêncio e de respeito que nos mereceu o inesperado falecimento do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, a direção nacional do PSD, em estreita articulação com as comissões políticas distrital e concelhia, decidiram homologar o nome de Fernando Ruas para candidato à Câmara Municipal de Viseu”, lê-se num comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo PSD.

O mesmo comunicado descreve Fernando Ruas, de 72 anos, como um economista que “nasceu e viveu sempre em Viseu, mantendo-se fiel às suas raízes, razão pela qual decidiu regressar para se candidatar à autarquia que liderou durante mais de duas décadas com grande sucesso”.

A escolha de Ruas foi dada como natural por vários responsáveis sociais-democratas mesmo quando ainda havia esperança na recuperação de Almeida Henriques, então internado nos cuidados intensivos do Hospital de São Teotónio. Apesar disso, algumas fontes do PSD viseense davam conta da hipótese de um dos atuais membros do executivo camarário avançar nas próximas autárquicas, apontando-se o vereador João Paulo Gouveia como alternativa mais provável do que a presidente em exercício (e antiga vice-presidente) Conceição Azevedo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.