[weglot_switcher]

PSD: Conselho de Jurisdição pede “esforço” de todos no cumprimento de regulamentos na segunda volta

O apelo consta de uma carta enviada pelo presidente do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PSD, José Nunes Liberato, de todos os presidentes de mesa das assembleias de secção, explicando as regras que suscitaram dúvidas há uma semana.
  • PSD
17 Janeiro 2020, 17h36

O Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PSD apelou esta sexta-feira ao “esforço” coletivo para cumprir as regras estabelecidas para a segunda volta das eleições diretas, que acontece este sábado. O apelo consta de uma carta enviada pelo presidente do CJN do PSD, José Nunes Liberato, aos presidentes de mesa das assembleias de secção, explicando as regras que suscitaram dúvidas há uma semana.

“No próximo sábado, teremos a segunda volta da eleição. Peço-vos o vosso melhor esforço em mais uma jornada de trabalho cívico e democrático. As eleições decorrem nos termos do regulamento da eleição do presidente da Comissão Política Nacional aprovado pelo Conselho Nacional”, lê-se na carta enviada pelo presidente do CJN a todos os presidentes de mesa das assembleias de secção.

José Nunes Liberato lembra “em especial” três regras que “suscitaram dúvidas em algumas mesas no passado dia 11”, quando decorreu a primeira volta nas diretas. Em primeiro lugar, “a identificação dos eleitores é unicamente feita através de documento original do cartão de identificação civil, passaporte ou carta de condução”, depois que “as candidaturas têm direito a indicar um delegado efetivo e dois suplentes por cada mesa para fiscalizar o ato eleitoral e assinar a ata final da eleição”.

O presidente do CJN do PSD recorda ainda que “a ata eleitoral deve ser assinada e entregue tão cedo quanto possível e sempre no próprio dia da eleição”.

Os resultados da eleição, tal como aconteceu no passado sábado, serão revelados pelo Conselho de Jurisdição Nacional, que vai estar a acompanhar o processo na sede nacional do partido, em Lisboa. As votações decorrem entre as 14h00 e as 20h00 em todo o país.

Na primeira volta, o atual presidente e recandidato, Rui Rio, foi o candidato mais votado, com 49,02% dos votos. Já o antigo líder parlamentar social-democrata Luís Montenegro, com que Rui Rio vai disputar a segunda volta, conseguiu 41,42%. Já o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, obteve 9,55%, tendo ficado fora da segunda volta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.