[weglot_switcher]

PSD considera que é “absolutamente essencial” aproveitar os fundos europeus

Joaquim Miranda Sarmento acredita que o principal problema das empresas portuguesas é “a falta de capitalização” e considerou “absolutamente essencial” que se aproveitem os fundos europeus que podem permitir capital às empresas portuguesas em vez “de estarem a pedir dívida”.
  • Joaquim Miranda Sarmento
25 Setembro 2020, 18h39

O presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, defendeu ser “absolutamente essencial” aproveitar os fundos europeus, à saída de uma reunião de quatro horas com empresários algarvios em Albufeira, reportou a página do partido, esta sexta-feira, 25 de setembro.

O economista é da opinião que o principal problema das empresas portuguesas é “a falta de capitalização” e considerou “absolutamente essencial” que se aproveitem os fundos europeus que podem permitir às empresas portuguesas “conseguirem capital” em vez “de estarem a pedir dívida”.

O presidente do CEN recordou que em abril o PSD tinha apresentado “um conjunto de medidas relacionadas com o Banco de Fomento e com o Banco Europeu de Investimentos” que estarão presentes também no programa estratégico do partido liderado por Rui Rio.

Outras das preocupações a que o PSD “vai procurar atender”, segundo Joaquim Miranda Sarmento vão ser a crise no turismo provocada pela pandemia de covid-19, a falta de água na região, os acessos rodoviários ao interior do Algarve, o Hospital Central e a captação de recursos humanos, que são as principais preocupações dos empresários algarvios.

As verbas provenientes do conselho europeu foram abordadas por Rui Rio esta semana, a 21 de setembro, depois da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o Plano de Recuperação e Resiliência do Governo. Em conferência de imprensa, o presidente social-democrata frisou que o dinheiro vindo de fundos europeus é “um montante excecional” e “tem seguramente de dar alguma resposta a curto prazo, é verdade, mas tem acima de tudo de dar resposta a longo prazo”.

“Não podemos perder esta oportunidade e portanto este programa tem de ser desenhado tendo em vista o futuro e, nessa perspetiva, há uma pedra que é fundamental que passa pela competitividade da economia”, destacou o líder social-democrata.

A 30 de julho, o presidente do PSD anunciava um projeto de retoma da economia, contemplando já os fundos europeus destinados que visam atenuar os efeitos da pandemia. Um programa que terá “um especial cuidado com o Algarve”, direcionado para as empresas “do turismo, da restauração e da hotelaria”, garantiu Rui Rio em visita ao Algarve.

Na mesma ocasião, líder do PSD sublinhou ainda que a intervenção do Estado, através da Segurança Social, das instituições de solidariedade social e das câmaras municipais. “Tem de haver proximidade para dar essa ajuda e depois para que a economia retome e todas essas pessoas possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho”, ressalvou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.