[weglot_switcher]

PSD: Maria Luís Albuquerque vai apoiar Luís Montenegro nas diretas

A antiga ministra das Finanças de Pedro Passos Coelho considera que Luís Montenegro é o candidato que está melhor preparado para assumir a liderança do partido e transformá-lo uma “efetiva alternativa ao Partido Socialista (PS)”.
  • “O PSD de reconstruir a unidade do partido e de mobilizar os seus militantes”. Para isso, diz Cavaco Silva, aposta em Maria Luís Albuquerque
19 Outubro 2019, 10h10

Maria Luís Albuquerque, antiga ministra das Finanças de Pedro Passos Coelho, vai apoiar o ex-líder parlamentar Luís Montenegro na corrida à presidência do Partido Social Democrata (PSD). A ex-ministra considera que Luís Montenegro é o candidato que está melhor preparado para assumir a liderança do partido e transformá-lo uma “efetiva alternativa ao Partido Socialista (PS)”.

“Luís Montenegro é a pessoa mais bem preparada para assumir o PSD e, mais à frente, a condução do país”, afirmou ao jornal “Expresso”, sublinhando que “Luís Montenegro transformará o PSD numa efetiva alternativa ao PS”.

A antiga ministra afasta, assim, a possibilidade de se candidatar à presidência do PSD, depois de o ex-presidente da República Aníbal Cavaco Silva a ter lançado indiretamente na corrida.

Numa declaração por escrito, após as eleições legislativas de 6 de outubro, o ex-chefe de Estado considerou que “a tarefa mais importante e urgente que o PSD tem agora à sua frente é a de reconstruir a unidade do partido e de mobilizar os seus militantes”, trazendo “ao debate das ideias e ao esclarecimento e combate político os militantes que, por razões que agora não interessa discutir, se afastaram ou foram afastados”.

“Como é o caso de Maria Luís Albuquerque, uma das mulheres com maior capacidade de intervenção, que conheci durante o meu tempo de presidente, e muitos outros”, enunciou.

O PSD teve 27,76% dos votos nas eleições legislativas, o que corresponde ao pior resultado dos últimos 20 anos. Ainda assim, o atual líder, Rui Rio, recusa-se a falar de “derrota” e, ao que o JE apurou, pondera recandidatar-se à liderança do PSD. Na corrida estão já também Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, que formalizou esta sexta-feira a sua candidatura.

Ao que tudo indica, Rui Rio deve cumprir o mandato até ao fim e não deve antecipar o calendário das eleições diretas. A confirmar-se esse cenário, só em janeiro é que os candidatos irão a votos no partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.