[weglot_switcher]

PSD questiona Governo sobre apoios para portugueses que estão retidos no estrangeiro

O PSD recordou que “ainda se encontram por regressar a Portugal cerca de 430 portugueses, espalhados por 35 países”
27 Maio 2020, 11h09

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta ao Governo sobre os apoios para o regresso a Portugal dos portugueses que ainda se encontram retidos no estrangeiro.

Os sociais-democratas pretendem saber quantos portugueses solicitaram apoio e ainda estão no estrangeiro, em que países se encontram estes portugueses e quais as ações concretas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir o regresso desses cidadãos a Portugal.

“Sabendo que é da responsabilidade do Estado assegurar o apoio a todos estes portugueses não deixando ninguém para trás – como sempre foi o nosso inabalável princípio, num momento tão complicado como este, é fundamental que continuem os esforços para concretizar o regresso de todos os portugueses que tenham solicitado o apoio do Governo para esse efeito”, lembra o PSD.

“Ainda se encontram por regressar a Portugal cerca de 430 portugueses, espalhados por 35 países”, salientou.

Cerca de 4.900 dos 5.500 portugueses no estrangeiro que pediram apoio já regressaram a Portugal, anunciou a 5 de maio, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Nessa altura o ministro disse que o Governo teve dificuldades especiais no repatriamento de portugueses dos Estados Unidos, Brasil e Venezuela.

“Ao dia e hora em que falo, dos cerca de 5.500 pedidos de apoio que nos foram dirigidos – de turistas, viajantes e trabalhadores não-residentes – foi possível apoiar o regresso de cerca de 4900 dessas pessoas”, referiu o ministro durante uma audição na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República.

Além dos regressos, Augusto Santos Silva afirmou que cerca de 700 a 800 portugueses que, estão principalmente nos EUA e Brasil, ainda precisavam de apoio para regressar a Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.