PSI-20 acompanha tendência pessimista da Europa. Coronavírus volta a assustar investidores

Na bolsa portuguesa, 14 empresas desvalorizam, duas valorizam e outras duas negoceiam sem variação. Além do surto que começou em Whuan, os investidores olham para o plano macroeconómico desta semana. “Destaque para as decisões de política monetária da zona euro e dos EUA”, refere o analista Ramiro Loureiro.

O principal índice bolsista português (PSI-20) perde 0,33%, para 5.272,38 pontos, em linha com as principais praças europeias esta segunda-feira, 10 de fevereiro. Na bolsa portuguesa, 14 empresas desvalorizam, duas valorizam e outras duas negoceiam sem variação.

Os títulos do BCP (-1,28%), da Mota-Engil (-1,79%), dos CTT (-0,48%) e da Galp (-0,44%) lideram o movimento descendente.

O PSI 20 é influenciado pela conjuntura externa, “com o coronavírus de novo em destaque depois de algumas regiões na China terem prolongado as paralisações de fábricas, possivelmente até 1 março”, salienta o trader do Millennium bcp Ramiro Loureiro – há já 40.171 casos de contágio confirmados e 908 mortes, contando-se também 3.300 recuperações entre os infetados, sendo que as praças asiáticas ressentem-se do aumento do número de vítimas de coronavírus.

De acordo com a”Reuters”, contudo, o Estado chinês terá dado autorização a algumas empresas industriais para voltarem a operar na província de Zhengzhou, e o Banco Popular da China deu mais liquidez aos maiores bancos do país.

Entre as principais congéneres europeias, além do surto que começou em Whuan, os investidores olham para o plano macroeconómico desta semana. “Destaque para as decisões de política monetária da zona euro e dos Estados Unidos, que serão apresentados terça-feira”, acrescenta Ramiro Loureiro.

Recomendadas

Nasdaq lidera quedas em Wall Street

As tecnológicas acentuaram as perdas, nomeadamente as FAANG. A Facebook perdeu 2,48%, a Apple cedeu 0,46%, a Amazon tombou 3%, a Netflix afundou 4,23% e a Alphabet, dona da Google, caiu 1,74%. Também a Microsoft teve uma sessão negativa, desvalorizando 3,09%.

Domingos Soares de Oliveira: “não há neste momento qualquer situação oficial entre o Benfica e o treinador Jorge Jesus”

“Conforme é sabido, o nosso presidente tem uma relação pessoal com o treinador Jorge Jesus, portanto é natural que converse com o treinador, mas não não há neste momento qualquer situação oficial entre o Benfica e o treinador Jorge Jesus”, vincou Domingos Soares de Oliveira.

PSI-20 fecha em alta com a ajuda do BCP que valorizou mais de 3%

O BCP foi a estrela da sessão ao subir mais de 3%. Mas a queda da EDP, depois das notícias de que a própria empresa deverá ser constituída arguida no processo de rendas excessivas, travou a subida do PSI-20 que fechou em alta, mas abaixo das principais praças da Europa.
Comentários