[weglot_switcher]

PSI segue em terreno negativo em linha com maioria das bolsas europeias

O PSI cai 0,15%, apesar da subida de +1,68% da Galp. A Mota-Engil continua a liderar as perdas na bolsa, ao recuar 1,5%. A Altri desce 1,12%. Também a Navigator perde mais de 1%.
Trading screen financial data in red. Selective focus. Focus is appx central.
28 Maio 2025, 12h34

As principais bolsas europeias seguem, na sua maioria em queda, com excepção para Atenas e Milão que estão em terreno positivo. O Stoxx 600 perde 0,26% e o EuroStoxx 50 desliza 0,14%.

O PSI cai 0,15%, apesar da subida de +1,68% da Galp. A Mota-Engil continua a liderar as perdas na bolsa, ao recuar 1,5%. A Altri desce 1,12%. Também a Navigator perde mais de 1%.

São 12 títulos do índice em terreno negativo. Incluindo as blue chips EDP e EDP Renováveis (-0,68% e -0,29%). Já o BCP sobe +0,21%.

Em Portugal o BCP recebeu mais um upgrade e sobe pela oitava sessão consecutiva, preparando-se para acumular a sétima semana consecutiva de valorização.

No exterior, a L’Oreal é afetada por uma nota do JPMorgan a referir desaceleração no setor.

O analista da MTrader destaca que as bolsas europeias vão oscilando entre território de ganhos e perdas ligeiras ao longo da manhã, no dia em que se aguarda com grande expetativa pelas contas que a norte-americana Nvidia vai mostrar, após o fecho do mercado de Wall Street. A gigante é um barómetro para o setor tecnológico e tem grande influência no sentimento dos investidores.

“As ações da Nvidia valorizaram cerca de 25.000% na última década”, referem os analistas do BCP.

Na macroeconomia a nota vai para a indicação de que as expectativas na Zona Euro apontam para níveis de inflação acima dos 3% nos próximos 12 meses, segundo dados recolhidos em abril, um agravamento face aos dados de março. A introdução de tarifas anunciada no início desse mês por Donald Trump terá tido efeito, mesmo que muitas delas estejam em stand by perante as negociações em curso.

“O que continua a recuar são os preços no produtor, desta feita com a indicação para França”, acrescenta a MTrader.

Pelas 19h00 de Lisboa, saem as atas da última reunião da Fed, que podem trazer sinais sobre o que pensam os membros para o futuro das taxas de juro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.