[weglot_switcher]

Psicólogos já têm um dia nacional: 4 de setembro

Anúncio foi transmitido na página do “Diário da República”. Resolução foi aprovada a 15 de junho. Recorde-se que, em declarações ao Jornal Económico, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, falou na relevância do projeto de resolução social-democrata para criação deste dia. “É bastante grande, para uma profissão como a do psicólogo”.
28 Junho 2018, 11h00

O dia 4 de setembro foi oficialmente designado como o Dia Nacional do Psicólogo. A medida foi publicada pelo Governo esta quinta-feira, 28 de junho,  em “Diário da República”. Esta resolução foi aprovada a 15 de junho. “A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, consagrar o dia 4 de setembro como Dia Nacional do Psicólogo”, pode ler-se no diploma.

No passado dia 25 de maio, o Partido Social Democrata (PSD) recomendou ao Governo que consagrasse o dia 4 de setembro como “Dia Nacional do Psicólogo” de forma a “reforçar o conhecimento sobre a psicologia e o papel dos psicólogos na sociedade nas diferentes áreas de atuação”, nomeadamente junto de vários grupos populacionais.

A iniciativa constou de projeto de resolução dos deputados do grupo parlamentar dos sociais-democratas, entregue nessa data no Parlamento, onde é salientado que esta consagração “é o reconhecimento público devido ao enorme contributo que a Psicologia tem para a saúde e o próprio em bem estar dos portugueses”.

Recorde-se que, em declarações ao Jornal Económico, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, falou na relevância do projeto de resolução social-democrata para criação deste dia. “É bastante grande, para uma profissão como a do psicólogo”.

A verdade é que não havia nenhum Dia Internacional ou Mundial do Psicólogo através do qual se pudessem associar iniciativas de divulgação da profissão. No Brasil há um dia Nacional que, tal como (agora) em Portugal, coincide com a data em que a profissão foi criada, no final da década de 70 do século passado.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/fundos-europeus-permitem-contratacao-de-300-psicologos-ate-2023-184183

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.