[weglot_switcher]

“Putin está pronto para um cessar-fogo”, garantem fontes russas

O presidente da Rússia quer evitar uma “guerra eterna” com a Ucrânia e, por isso, está disposto a definir as atuais linhas da frente da batalha como as novas fronteiras. Ainda assim, está de visita à Bielorrússia, tendo em vista a realização de exercícios nucleares.
Russian President Vladimir Putin attends a televised meeting with officials to assess the consequences of an attack on the Crimean Bridge in Moscow, Russia July 17, 2023. Sputnik/Alexander Kazakov/Kremlin via REUTERS
24 Maio 2024, 14h26

O presidente russo, Vladimir Putin, está pronto para negociar um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia, de acordo com a garantia deixada por quatro fontes diferentes em declarações à “Reuters”.

Em causa estaria a definição das atuais linhas da frente de batalha como a nova fronteira entre Rússia e Ucrânia. Três das fontes indicaram que Putin se mostrou frustrado junto dos seus conselheiros devido àquilo que considera serem iniciativas apoiadas pelo Ocidente de impedir as negociações entre os dois países.

“Putin pode lutar o tempo que for necessário, mas também está pronto para um cessar-fogo, para congelar a guerra”, disse outra das fontes, que preferiram, todas elas, manter o anonimato.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, questionado pela Reuters sobre esta matéria, sublinhou que a Rússia está aberta ao diálogo e que não procura uma “guerra eterna”. Por outro lado, os ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia optaram por não responder às questões.

Por outro lado, o chefe de Estado da Rússia chegou esta sexta-feira à Bielorrússia para uma visita de dois dias, na qual procura discutir com o seu aliado Aleksandr Lukashenko a realização de exercícios com armas nucleares. O presidente bielorrusso tem permitido à vizinha Rússia instalar aquelas armas táticas no país, que faz fronteira com três membros da NATO: Polónia, Lituânia e Letónia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.