[weglot_switcher]

PwC prevê que PIB espanhol cresça entre 2% e 2,5% este ano

Esta é uma das conclusões de um relatório, correspondente ao segundo trimestre de 2024, elaborado com base no parecer de um painel de 450 especialistas.
30 Junho 2024, 17h00

O “bom momento” do sector do turismo, do consumo, das exportações e da criação de emprego na vizinha Espanha, é encarado, por uma parte considerável dos especialistas que integram o consenso económico e empresarial da consultora PwC, como forte motivo para acreditar que o PIB nacional vai crescer entre 2% e 2,5%.

Esta é uma das conclusões do relatório, correspondente ao segundo trimestre de 2024, elaborado com base no parecer de um painel de 450 especialistas.

De acordo com o relatório, “a economia espanhola parece estar numa trajetória de crescimento positivo, que se manterá até 2025”. É detalhado, simultaneamente, que 63% dos especialistas, empresários e executivos consultados descrevem a situação atual como “boa”, em comparação com 28% que a consideram “razoável”.

Além disso, 80% deles esperam que a atividade se mantenha inalterada no próximo trimestre e 15% que melhore, enquanto que, para 2025, o otimismo se mantém, pois 51% dos inquiridos estão confiantes que o aumento da atividade se mantenha entre 2% e 2,5%.

Ainda assim,  e de acordo com a agência Efe, 37% dos especialistas acreditam que este crescimento será moderado, situando-se entre 1,5% e 2%.

No que diz respeito à inflação, em inquéritos anteriores, a maioria esperava que a inflação se situasse entre 2,5% e 3% em dezembro deste ano, mas no atual relatório, o número de inquiridos duplicou para entre 3% e 3,5%.

Daqui a um ano, 45% esperam que a inflação se situe entre 2,5% e 3%, ainda acima do objetivo de 2% do BCE, pelo que “domar o IPC está a revelar-se uma batalha difícil”, admite o mesmo relatório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.