[weglot_switcher]

Qual a empresa que menos cobra numa fatura da luz para um casal com filhos?

A ERSE simulou quanto paga um casal sem filhos, com dois filhos ou com quatro filhos pela luz e gás anualmente. Em todos os casos, há uma empresa que é a mais barata e outra que é a mais cara.
23 Abril 2018, 18h07

Tanto num contrato apenas de eletricidade, como num dual (de eletricidade e gás), a Endesa é o comercializar de energia mais barato, segundo uma análise da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE), relativa ao final de março. O resultado é o mesmo quando é feita a simulação para casais sem filhos, com dois ou com quatro filhos: a Endesa é a mais barata e a Audax, a mais cara.

No caso de um casal sem filhos, a fatura anual da Endesa é de 329 euros por ano. O valor representa uma poupança de 69 euros (17%) em relação à mais cara, da Audax. Em relação à tarifa regulada simples, é menos 43 euros (12%) e face à bi-horária menos 29 euros (8%).

Para uma família de dois adultos e duas crianças, a fatura mais barata é de 822 euros por ano, menos 153 euros que a mais cara. Em comparação com a tarifa regulada, a oferta da Endesa é mais barata 113 euros (12%) no regime simples e 77 euros (9%) no regime bi-horário.

A última simulação é a de um casal com quatro filhos, cuja fatura mais barata é de 1.765 euros por ano e a mais cara de 2.076 euros, ou seja, uma diferença de 311 euros ou 15%. Em relação à tarifa regulada, o diferencial é de 254 euros por ano (13%) no regime simples e de 195 euros (10%) no bi-horário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.