[weglot_switcher]

Qual o impacto económico do lixo nos oceanos? Só a pesca perde 162 milhões de euros

“O plástico desempenha um papel importante na economia. A sociedade beneficia deste material barato. Infelizmente, o baixo custo da produção está em dissonância com o custo potencialmente alto da sua passagem para o ambiente”, refere a Comissão Europeia.
20 Maio 2019, 07h36

O lixo nos mares e zonas costeiras está a causar a morte a várias espécies, a tirar beleza às praias e a prejudicar a economia. A Comissão Europeia mediu o impacto económico do plástico que está a ‘embalar’ os mares e oceanos (também) da União Europeia e concluiu que só o setor da pesca perde 162 milhões de euros anuais (-2,1% de receitas) por causa dos resíduos marinhos.

Os Estados-membros vêem-se obrigados a gastar 194,6 milhões de euros na limpeza das zonas costeiras, a indústria dos barcos vê sair 9 milhões de euros dos seus cofres em reparações ou manutenções extra e turismo ligado à economia azul perde 5.590 empregos, segundo os dados divulgados esta quinta-feira por Bruxelas.

À parte a degradação dos ecossistemas marinhos, a poluição dos mares representa um importante custo de oportunidade para os países. Das mais de 300 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano, estima-se que 9 milhões acabem nas praias e nos oceanos – e prevê-se que esta contaminação aumente à medida que a população cresce.

“O plástico desempenha um papel importante na economia. A sociedade beneficia deste material barato. Infelizmente, o baixo custo da produção está em dissonância com o custo potencialmente alto da sua passagem para o ambiente”, refere o estudo “Blue Economy 2019”. “Em vez de ficar na economia, o valor significativo inerente ao plástico é perdido quando os plásticos se transformam em lixo”, pode ler-se no documento.

A instituição liderada por Jean-Claude Juncker considera que estes materiais, quando não são reutilizados, têm um impacto elevado na economia da União Europeia. “A neutralização e a prevenção de lixo marinho podem permitir que os materiais e seu valor permaneçam numa economia circular e aumentem as oportunidades para empresas que apostam no desenvolvimento sustentável”, defendem os autores deste relatório.

Estimativa do impacto do lixo marinho na União Europeia

Aréa / Setor Impacto   Custo anual (em milhões de € ou empregos) Receitas perdidas (em %)
Pesca Perda de receitas 162.0 2,1
Aquacultura Perda de receitas 2.0 0,04
Transportes marítimos Custos de reparação 3.9 0,1
Turismo Perda de receitas 350.0 0,5
Turismo Perda de empregos 5.590 0,3
Governo Recolha de resíduos (embalagens) 4.000.0 6,3
Governo Atividades de remediação de resíduos 6.000.0 3,7
Governo Atividades de limpeza costeira 194.6  3,2 a 10,5
Governo Pesca ao lixo 3.7 —-

Fonte: Comissão Europeia

*Na pesca, outras fontes de Bruxelas estimam que o custo pode variar entre 1% e 5% da receita total gerada

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.