[weglot_switcher]

Qual o teor da água engarrafada? Aprenda a decifrar os rótulos

A água engarrafada não é toda igual e na hora de escolher qual a melhor para si a escolha complica-se tendo em conta a grande variedade de marcas disponíveis nas lojas. A resposta está no rótulo. Mas será que é capaz de descodificá-lo?
22 Março 2018, 12h00

As águas engarrafadas são uma boa alternativa à água da torneira, que por uma questão de gosto ou por desconhecimento da sua qualidade, nem sempre agrada aos consumidores. Atualmente, o que não faltam são diferentes marcas de água engarrafada, mas os rótulos e as suas designações técnicas, muitas vezes, não ajudam na escolha entre as diferentes marcas.

Descodificar os códigos da água engarrafada pode ajudá-lo a evitar algumas substâncias indesejáveis, como os nitratos, e compreender qual a água engarrafada que mais se adequa às suas necessidades, em virtude do pH e o teor em minerais que a compõe. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) dá-lhe uma ajuda:

 

rotulo agua

1. pH

Indica-lhe o nível de acidez da água, numa escala de 0 a 14. A água é neutra se medir 7, ácida, se inferior a 7, e alcalina se exceder este valor.

2. Sílica

Significa que não tem inconvenientes para a saúde.

3. Mineralização total ou resíduo seco

Até 50 mg/litro, a água é muito pouco mineralizada, entre 50 e 500 mg/litro é oligomineral ou pouco mineralizada e acima de 1500 mg/litro é rica em minerais. Para consumo regular, opte pelas menos mineralizadas.

4. Bicarbonato

Águas com mais de 600 mg/litro são bicarbonatadas e estão indicadas, com moderação, para quem tem hiperacidez gástrica ou problemas com o ácido úrico.

5. Sulfato

Em grande quantidade, pode ser laxante, sobretudo associado ao magnésio. Com mais de 200 mg/litro são águas sulfatadas.

6. Nitrato

Proibido acima de 50 mg/litro. As grávidas, as mulheres a amamentar e os bebés não devem beber águas com mais de 10 a 15 mg/litro.

7. Sódio

Em quantidades elevadas, pode ser nocivo. Caso siga uma dieta pobre em sódio, opte por águas com menos de 20 mg/litro. Para a alimentação infantil, escolha baixos teores em sódio.

8. Magnésio

Em quantidades elevadas pode ter um efeito laxante, sobretudo quando associado ao sulfato. Com um teor superior a 50 mg/litro são águas magnesianas.

9. Cálcio

Teores elevados podem interferir na absorção de nutrientes como o potássio, o ferro e o zinco. Com mais de 150 mg/litro são águas cálcicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.