[weglot_switcher]

Quatro startups portuguesas foram a Silicon Valley

Em Portugal, esta iniciativa é organizada pelo BPI e, entre as 300 empresas portuguesas participantes, apenas as quatro vencedoras e finalistas foram a Silicon Valley.
21 Agosto 2019, 12h28

Quatro startups portuguesas foram à capital mundial da inovação, Silicon Valley, nos Estados Unidos, para aprender como utilizar a tecnologia para transformar diferentes indústrias, no âmbito da 12ª Edição dos Prémios Empreendedor XXI, uma iniciativa dirigida aos empreendedores.

Em Portugal, esta iniciativa é organizada pelo BPI e, entre as 300 empresas portuguesas participantes, apenas as quatro vencedoras e finalistas foram a Silicon Valley.

As empresas finalistas Huub, Peekmed e Seacliq e a Pro Drone nesta viagem “cujo objetivo é dar aos participantes informação para localizar mercados, setores e pessoas que podem vir a ser fundamentais para o desenvolvimento das suas empresas”, lê-se no comunicado do banco.

Os representantes destas quatro empresas puderam ainda conhecer o dia-a-dia de outras startups que operam em Silicon Valley e “aprenderam as regras do jogo no contacto com investidores de capital de risco”, refere a nota.

Os Prémios Empreendedores XXI incentiva os finalistas e vencedores a serem mais ambiciosos nos seus projetos, tal como refereiu André Moura, da vencedora Pro Drone, “temos de fazer crescer as nossas ambições a nível mundial”.

A 12ª Edição dos Prémios Empreendedores XXI levou ainda duas startups portuguesas ao Reino Unido. Os representantes da LOQR e da Nu-Rise participaram, durante seis dias, no Ignite Fast Track, um curso internacional de crescimento empresarial da Universidade de Cambridge para receber apoio ao crescimento e validação dos seus projetos,

Bruno Cotta, diretor do centro de empreendedorismo da Universidade de Cambridge disse que “o programa Ignite combina o ensino prático, sessões de mentoria e consultoria, apoio e conselhos experientes dos principais empresários e inovadores e oferece aos participantes as ferramentas, os contactos e a confiança para transformar as suas ideias em projetos empresariais de sucesso”.

Os Prémios Empreendedor XXI são uma iniciativa do banco espanhol CaixaBank e decorrem em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais em Portugal e em Espanha.  Participaram nos dois países 961 empresas, das quais 300 portuguesas e foram distribuídos 52

Nas categorias setoriais, as startups portuguesas Seacliq em Agro Tech, e a HUBB em Commerce Tech, ganharam nas respectivas áreas de atuação. Nas categorias territoriais, venceram as portuguesas Pro-Drone, da zona sul e ilhas, e a Exogenus Therapeutics, da zona norte e centro.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.