[weglot_switcher]

Quer fugir ao trânsito esta noite? Utilize os transportes públicos

Em Lisboa e no Porto os transportes públicos vão ser reforçados para evitar o acumular das filas de trânsito.
31 Dezembro 2018, 11h00

Na noite da passagem de ano os transportes públicos vão ter uma maior frequência, para que todos aqueles que desejam entrar o ano fora de casa, possam chegar aos locais de celebração sem terem a necessidade de perder tempo nas filas de trânsito.

Na cidade do Porto, a ociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço e o Metro vai  funcionar toda a madrugada em seis das suas sete linhas.  De acordo com um comunicado da operadora, a Rede de Madrugada começa a operar às 21.00 horas do último dia do ano até às 05:30 de 01 de janeiro, “contemplando o dobro dos autocarros nas linhas que vão para a Baixa da cidade do Porto, nos troços de maior procura”.

Disponível durante a noite e madrugada vai estar o “Park & Ride Andante”, para o estacionamento de veículos particulares em parques periféricos, num sistema associado ao título de transporte Andante. Com o tarifário especial Andante será possível estacionar em parques do Campo Alegre, Casa da Música, Trindade, Campo 24 de Agosto e Estádio do Dragão.

A rede de metro vai funcionar toda a noite e será reforçada, com exceção da Linha Violeta (com ligação ao Aeroporto e que encerra às 1.00 horas). “O reforço da oferta arranca a partir das 22.00 horas e com serviço maioritariamente em veículos duplos, prolongando-se até às 5.00 horas de 1 de janeiro”, informa a empresa, em comunicado.

Em Lisboa, a Carris vai reforçar as  as carreiras 201, 207 e 210 a partir do Cais do Sodré, Rossio e Santa Apolónia. Contudo, no início da manhã do dia 1 de janeiro existirá uma menor frequência de elétricos e autocarros. Situação mais complicada para quem vive na margem sul do Tejo, já que a Soflusa irá fazer greve nos dias 31 e 1 de dezembro.

Já o metro irá funcionar durante toda a noite na madrugada de 1 de janeiro, nas linhas Azul, Verde e Vermelha, mantendo abertas as seguintes estações após a 1h: Linha Azul: Reboleira, Amadora, Pontinha, Colégio Militar/Luz, Jardim Zoológico, São Sebastião, Marquês de Pombal, Restauradores e Baixa-Chiado;

Linha Verde: Telheiras, Campo Grande, Areeiro, Alameda, Anjos, Rossio, Baixa-Chiado, Cais do Sodré; Linha Vermelha: Moscavide, Oriente, Olivais, Chelas, Alameda e São Sebastião.

A estação do Terreiro do Paço na linha azul irá encerrar no dia 31 de dezembro às 18h30, reabrindo no dia 1 de janeiro às 6h30.

O terminal fluvial do Barreiro estará encerrado na segunda-feira, a partir das 17:55, e o do Terreiro do Paço a partir das 18:20, não se realizando as travessias a partir desses horários. No dia 1 de janeiro de 2019 vão realizar-se travessias entre as 08:25 e as 17:25 do Barreiro para o Terreiro do Paço e, no sentido inverso, entre as 08:55 e as 17:55.

Segundo a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), esta greve deve-se a “aspetos de organização do trabalho e desempenho de tarefas”, bem como a relativas à valorização das carreiras dos trabalhadores comerciais que, dizem, “a administração teima em não resolver”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.