[weglot_switcher]

Quero abrir uma agência de viagens. O que tenho de fazer?

São necessários alguns documentos importantes antes de começar a gerir uma agência de viagens. No entanto, depois de abrir atividade pode começar a convidar os interessados em viajar.
16 Agosto 2019, 09h30

Cada vez mais as pessoas optam por planear as próprias viagens para conseguir poupar algum dinheiro extra, mas para muitas as agências de viagens continuam a ser a melhor opção para conseguirem ter uma estadia mais relaxada.

Os seus amigos e familiares recorrem a si quando procuram dicas para poupar nas viagens? E conselhos para os lugares a visitar? Saiba o que tem fazer para abrir uma agência de viagem, para juntar o útil ao agradável, segundo o Turismo de Portugal.

O primeiro passo a realizar para ter a própria agência de viagens é abrir inscrição no Registo Nacional das Agências de Viagem e Turismo (RNAVT). Para esta fase, o utilizador tem de se autenticar no Portal das Finanças, utilizando o número de contribuinte e a senha de acesso a este portal, para depois se inscrever através deste site no Turismo de Portugal.

Para submeter o pedido de abertura de atividade, são pedidos os seguintes documentos:

  • certidão de registo comercial ou código de acesso à respectiva certidão permanente;
  • nome adoptado para a agência de viagens e turismo e de marcas que pretenda utilizar, acompanhados de cópia simples do registo da marca;
  • cópia simples da apólice do seguro de responsabilidade civil obrigatório, e comprovativo do pagamento do respectivo prémio ou fracção inicial;
  • cópia simples do documento comprovativo da subscrição do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo, ou da prestação de garantia equivalente noutro Estado-membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, no valor de 2.500 euros;
  • comprovativo do pagamento da taxa inicial de 750 euros (setecentos e cinquenta euros)

Quando o registo for efetuado, com os respetivos comprovativos e pagamento, a atividade pode começar a ser exercida de imediato, garante o Turismo de Portugal.

Nos serviços que uma agência de viagens pode oferecer incluem-se a venda de viagens, reservas de serviços de alojamento, reserva de transportes, representação de outras agências e podem ainda intermediar a venda de produtos.

Atualmente, um dos pontos mais fortes em que se deve apostar é na criação de redes sociais e nos comentários de amigos ou conhecidos que já tenham realizado uma viagem organizada por si, para conseguir atrair mais clientes e comentários positivos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.