Quinze dos 18 contactos de mulher infetada que esteve no Porto Santo com testes negativos

Quanto aos três casos que testaram positivo, confirmados na quarta-feira, “estavam de férias no Porto Santo, oriundas do continente português”, e permanecem em quarentena na ilha, tendo idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, adiantou.

Os restantes quinze dos 18 contactos próximos da mulher que esteve de férias no Porto Santo e que testou positivo à Covid-19 ao regressar ao continente não estão infetados, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da autoridade regional de saúde.

“Um caso positivo identificado no continente após passagem pelo Porto Santo originou a identificação de 18 contactos, sendo que destes três testaram positivo e os restantes 15 tiveram testes negativos”, afirmou fonte do Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE) à agência Lusa.

Quanto aos três casos que testaram positivo, confirmados na quarta-feira, “estavam de férias no Porto Santo, oriundas do continente português”, e permanecem em quarentena na ilha, tendo idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, adiantou.

Sobre os restantes casos que apresentaram testes negativos à Covid-19, “são pessoas que estiveram próximas do primeiro contacto positivo”, sendo que o grupo “inclui também pessoas residentes no Porto Santo”.

Os contactos também oriundos de Portugal continental que testaram negativo “ainda estão na ilha”.

O Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, declarou que tudo indica que “esta situação [que surgiu no Porto Santo] esteja controlada”.

O governante madeirense salientou que a “Madeira tem uma situação invejável, porque continua a ter apenas cadeias de transmissão local e nunca teve uma de transmissão comunitária”, apresentando até quarta-feira “148 casos, 118 recuperados e 30 ativos”.

Pedro Ramos lembrou que desde 1 de julho foi implementado um filtro de testagem nos aeroportos da Região, tendo sido reportados desde então “apenas mais 56 casos”.

Nos primeiros quatro meses, antes daquela data, a Região registou 92 casos.

“Este sistema de filtragem adotado é seguro, vamos continuar a apostar na situação porque vamos receber muitos mais turistas”, afirmou, apelando ao uso de máscara, obrigatória nos espaços públicos da Região.

Ler mais
Recomendadas

Madeira: Proteção Civil adquire equipamento para transporte de doentes com doença infeciosa

A Proteção Civil da Madeira passa a dispor de duas cápsulas BIO-BAG EBV – 30/40IN-CH, um dispositivo móvel que permite o “transporte seguro de pacientes infecto contaminados ou suspeitos de tal, em dois modos, pressão positiva ou negativa. Por um lado permite o transporte de doentes contaminados, até um local onde seja possível tratá-los em segurança, e por outro permite o transporte de pacientes imuno comprometidos, por forma a protegê-los do meio exterior”.

Madeira aprova por unanimidade voto de protesto por falta de aval da República

Em causa esteve a rejeição do Estado de um aval para um empréstimo de 458 milhões de euros, que a Madeira vai contrair, com o intuito de dar resposta aos efeitos provocados pela pandemia.

Madeira avança com segunda fase de testes ao covid-19 em escola onde foi detetado caso positivo

Serão testados esta quinta-feira mais um professor e 11 alunos da turma onde foi detetado o caso positivo de coronavírus.
Comentários