A empresa polaca R.Power, que opera no negócio das centrais fotovoltaicas inclusive em Portugal, anunciou esta terça-feira que emitiu obrigações verdes (green bonds) no valor de 122 milhões de euros para refinanciar outras obrigações existentes e ter capital para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia.
É a maior transação deste género na história da Polónia, que tem também projetos de energia solar na Roménia, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha.
“Apesar dos desafios do mercado e de um número recorde de emissões concorrentes, realizámos com sucesso a nossa maior emissão de obrigações até à data. Este resultado não só confirma a confiança dos investidores na nossa estratégia e estabilidade financeira, mas também reforça a nossa posição como líder no setor das energias renováveis”, cofundador e administrador da R.Power, Tomasz Sęk.
Segundo a multinacional de energias renováveis, a realização desta emissão é uma “conquista financeira”, mas também “um passo crucial na missão da R.Power em direção à transformação energética”. “Os fundos arrecadados permitirão à empresa acelerar o desenvolvimento de projetos que aproximam a Polónia de um futuro energético mais limpo e sustentável”.
A emissão destas green bonds foi organizada pelo mBank e assessorada juridicamente pela sociedade de advogados Clifford Chance.
Atualmente, a empresa está a desenvolver um portefólio de mais de 26 GW de ativos fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia. No entanto, trabalha em toda a cadeia de valor do setor da energia solar, desde a construção à operação de centrais, passando pela produção de energia a partir de fontes renováveis. Já a subsidiária Quanta Energy vende soluções de energia renovável para empresas (auditorias energéticas e análises técnicas e legais, licenciamentos, financiamento e construção de investimentos).
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com