[weglot_switcher]

Radicalismo aumenta entre republicanos e democratas

Influência de Trump e viragem de Biden à esquerda alarga fosso entre os dois partidos norte-americanos. Ficará tudo esclarecido nas intercalares de 2022.
30 Maio 2021, 11h00

Depois de um primeiro momento, logo a seguir à tomada de posse, que o presidente norte-americano, o democrata Joe Biden, parecia estar a seguir um caminho de convergência com a oposição republicana, tudo isso parece agora ter ficado para trás: tendo em vista as eleições intercalares do próximo ano, os republicanos estão cada vez mais radicalizados à direita.

As intenções de Biden pareciam ser as melhores, segundo os analistas: o país estava profundamente dividido depois de umas eleições que partiram duplamente os Estados Unidos a meio (em resultados, mas também nessa espécie de “ame-o ou deixe-o” protagonizado pelo candidato Donald Trump, com o epicentro no assalto dos seus apoiantes ao Capitólio – precisava de reencontrar uma posição fortalecida junto dos parceiros internacionais, e até mesmo o grande tema internacional de então, a China, tendia mais a fazer convergir que a afastar democratas e republicanos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.