O Rating Municipal Português de 2019, que será divulgado nesta terça-feira pela Ordem dos Economistas, coloca seis autarquias da Região Autónoma da Madeira entre 30 piores municípios de Portugal. Destaca-se pela negativa Santana (CDS-PP), sexta pior colocada na ponderação de quatro critérios relativos ao ano de 2018: sustentabilidade financeira, desenvolvimento económico e social, serviço aos cidadãos e governação.
As restantes autarquias da região autónoma posicionadas entre as 30 piores de Portugal são a Calheta (PSD), que é a 11.ª pior classificada, seguindo-se Ribeira Brava (independente), Porto Santo (PSD), Santa Cruz (Juntos Pelo Povo) e São Vicente (independente).
A melhor autarquia da região autónoma no Rating Municipal Português é o Funchal, que ocupa apenas a 48.ª posição de um ranking liderado a nível nacional por Lisboa, Porto e Oeiras. A grande distância vêm Porto Moniz (208.ª) e Câmara de Lobos (227.ª).
Para os maus resultados globais dos municípios madeirenses contribuíram os maus desempenhos em indicadores como a governação (Ribeira Brava é a nona pior de Portugal, Porto Santo está na 12.ª posição e Porto Moniz na 15.ª), o serviço aos cidadãos (Calheta ocupa a oitava pior posição), o desenvolvimento económico e social (Santana vem na 11.ª pior posição, com Ponta do Sol logo a seguir) e sustentabilidade financeira (Santana distingue-se pelo sexto lugar).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com