[weglot_switcher]

Rauva compra Banco de Empresas Montepio

O valor de venda terá como referência um múltiplo de entre 1,15x a 1,18x dos capitais próprios do BEM à data da conclusão (closing) da operação, estimados em 30 milhões de euros, avança o banco.
8 Setembro 2023, 11h17

O Banco Montepio assinou um acordo de venda do Montepio Investimento (Banco de Empresas Montepio) à Fintech Rauva.

O valor de venda terá como referência um múltiplo de entre 1,15x a 1,18x dos capitais próprios do BEM à data da conclusão (closing) da operação, estimados em 30 milhões de euros, avança o banco liderado por Pedro Leitão.

Em comunicado ao mercado o banco diz que a sua participada Montepio Holding “acordou a venda da participação de 100% detida no capital social do Montepio Investimento, um banco com a designação comercial BEM – Banco Empresas Montepio (BEM), à Rauva Enterprises, uma fintech em crescimento, com sede em Portugal, que pretende desenvolver e implementar uma plataforma online pan-europeia de serviços financeiros para empreendedores e pequenos negócios”.

A Rauva liderada por Jon Fath está vocacionada para PME e pequenos negócios.

O acordo foi formalizado com a assinatura de um contrato de compra e venda de ações (SPA – Share Purchase Agreement), e “está sujeito, em especial, à verificação de determinadas condições precedentes necessárias à conclusão (closing) da operação, incluindo a aprovação por parte das autoridades de supervisão e de regulação”.

“Em momento anterior ao closing será realizada a transferência para o Banco Montepio de todos os ativos, passivos e operações do BEM”, revela o banco.

O banco diz que “esta transferência enquadra-se no âmbito do processo de integração da atividade do BEM no Banco Montepio, que permitirá capturar sinergias e, simultaneamente, preservar e potenciar a proposta de valor integrada de banca comercial e de banca de investimento, desenvolvida com sucesso pela instituição, com o propósito de melhor servir os clientes a cada momento”.

“De acordo com a informação disponível à presente data não é possível estimar com exatidão o valor do impacto positivo nos resultados do Banco Montepio”, refere a instituição que remete para o desfecho do processo e a conclusão da venda da participação para calcular os respetivos impactos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.