Recado de Bruxelas sobre o OE2018 afunda bolsa nacional

Os investidores da bolsa portuguesa mostram-se reticentes depois de a Comissão Europeia ter apontado à proposta de Orçamento do Estado enviada pelo Governo português “riscos de incumprimento” das metas estabelecidas no Pacto de Estabilidade e Crescimento.

O principal índice português abriu sessão esta quinta-feira em linha vermelha. O PSI 20 negoceia a cair 0,19% para os 5.295,14 pontos, pressionado pelas desvalorizações do setor do retalho e BCP.

No setor do retalho, a Sonae perde 0,68% para os 1,027 euros, acompanhada pela concorrente Jerónimo Martins que resvala 0,09% para os 15,950 euros. Já o BCP cai 0,32% para os 0,248 euros.

A Altri é a cotada que mais penaliza o PSI 20, ao recuar 0,94% para os 5,180 euros. Em terreno negativo estão também os títulos da NOS (-0,22%), a EDP Renováveis (-0,01%), a Galp Energia (-0,41%), a REN (-0,60%), a Mota-Engil (-0,63%), a Semapa (-0,38%) e a Corticeira Amorim (-0,34%).

Em sentido contrário, destaca-se a EDP, que ganha 0,21% para os 2,917 euros. No vermelho está também a Pharol (1,07%), a Ibersol (1,69%), os CTT (0,13%), a Navigator (0,07%), a Sonae Capital (2,46%) e a Novabase (0,23%).

Os investidores da bolsa portuguesa mostram-se reticentes depois de a Comissão Europeia ter apontado à proposta de Orçamento do Estado enviada pelo Governo português “riscos de incumprimento” das metas estabelecidas no Pacto de Estabilidade e Crescimento. O Governo previa, na proposta apresentada, reduzir o défice estrutural em 0,5% do PIB, mas Bruxelas entende que a redução deve chegar aos 0,6 pontos percentuais.

Ainda assim o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, salientou que Portugal está no caminho certo. Pierre Moscovici destaca a redução do défice estrutural e garante que o país pode fazer ainda mais progressos significativos, mas adverte que é importante não esquecer os erros do passado.

Ler mais

Recomendadas

Emprego nos EUA e economia levam Fed a manter as taxas de juro na primeira reunião de 2020

A Reserva Federal norte-americana (Fed) realçou que o mercado de trabalho continuou a melhorar em dezembro e que a economia “tem subido a um ritmo sólido”. “Os ganhos no emprego têm sido fortes, em média, nos últimos meses, e a taxa de desemprego manteve-se baixa”, disse a Fed em comunicado.

CMVM levanta suspensão de negociação das ações da Sporting SAD

A informação relevante a que a Comissão fez referência é a venda do futebolista Bruno Fernandes para o Manchester United, de Inglaterra, formalizada hoje de tarde por “55 milhões de euros fixos, acrescido de um valor máximo variável de 25 milhões de euros”, ficando ainda o clube de Alvalade com “direito a receber o montante correspondente a 10% da mais-valia de futuras transferências”, de acordo com o comunicado enviado à CMVM.

EDPs e Sonae Capital puxam pela Bolsa que fecha no verde

A bolsa nacional conseguiu prolongar a subida de ontem. Na Europa os bons resultados animaram os investidores. O Santander disparou 4,41% em Madrid e o BCP foi contagiado e subiu 0,79%.
Comentários