[weglot_switcher]

Recebeu um e-mail em nome da AT? Há uma “mensagem fraudulenta” a circular (com áudio)

Há contribuintes que estão a receber e-mails, em nome das Finanças, supostamente referentes à falta de entrega de declaração de rendimentos Modelo 3, do ano 2021. Nos emails fraudulentos é pedido que se carregue num link para saber o processo que deu origem. Ignore, a mensagem é falsa, alerta a AT.
2 Março 2023, 12h28

Se recebeu uma mensagem de correio eletrónico em nome da Autoridade Tributária (AT) sobre uma eventual falha na entrega de declaração de rendimentos Modelo 3, do ano 2021, pedindo que se carregue num link para saber para saber o processo que deu origem, ignore, pois é uma mensagem fraudulenta.

“​A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT referentes à Declaração de Rendimentos – Modelo 3, nas quais é pedido que se carregue num link”, pode ler-se numa nota publicada no Portal das Finanças, onde a administração fiscal dá conta de que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”.  Segundo a AT, o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos, por isso, “em caso algum deverá efetuar essa operação”.

Nas mensagens fraudulentas é referido que a AT está a proceder ao controlo do cumprimento da obrigação de entrega da declaração de rendimentos Modelo 3, do ano 2021. “Na sequência deste procedimento foi detetado que a sua declaração de IRS relativa a esse ano não consta da nossa base de dados, pelo que brevemente lhe será remetida, via CTT, uma notificação dando-lhe conhecimento formal dessa situação”, lê-se no email fraudulento, onde se seguida se apresenta um link com vista ao contribuinte inteirar-se do processo que lhe deu origem.

Seis recomendações

A AT recomenda ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.

Este folheto alerta que, por vezes, são enviadas “mensagens fraudulentas em nome da AT” com o objetivo de levar o destinatário a “descarregar software malicioso”, havendo situações em que isso acontece por email (trata-se de tentativas de phishing) e outra em que a fraude é tentada através de mensagens de telemóveis (smishing).

A AT faz seis recomendações aos utilizadores: “Verifique se tem instalado um antivírus atualizado e efetue uma pesquisa no seu computador ou no seu telemóvel; “suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas ou SMS; confirme junto da fonte sempre que, através de mensagens eletrónicas de SMS ou de sites da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação; em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros; não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças; apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.