[weglot_switcher]

Receitas da Autodoc resultantes das vendas aumentam 18,9% em 2024

O EBITDA Ajustado da empresa também aumentou, subindo 13,0% para 151,4 milhões de euros, enquanto o Free Cash Flow registou um impressionante crescimento de 44,7%, atingindo 125,3 milhões de euros.
25 Abril 2025, 18h00

A Autodoc, empresa que se dedica à venda de peças e acessórios automóveis na Europa, anunciou um aumento de 18,9% nas receitas das vendas, alcançando 1.555 milhões de euros, um reflexo da solidez do negócio e da liderança no mercado, impulsionada pelo crescimento contínuo da procura e pelo aumento do tráfego online, salienta a empresa em comunicado.

O EBITDA Ajustado da empresa também aumentou, subindo 13,0% para 151,4 milhões de euros, enquanto o Free Cash Flow registou um impressionante crescimento de 44,7%, atingindo 125,3 milhões de euros.

Lennart Schmidt, Chief Financial Officer da Autodoc, afirmou que os resultados refletem o crescimento contínuo do modelo de negócio da empresa e a capacidade de capitalizar as oportunidades num ambiente dinâmico. Além do sólido negócio B2C, a empresa investiu na expansão da Autodoc Pro e preparou-se para o lançamento do Autodoc Marketplace.

A procura de peças automóveis tem sido significativa, com a empresa a estabelecer um novo recorde ao vender mais de 65,6 milhões de produtos em 2024, comparado com 56,1 milhões em 2023. A base de clientes ativos cresceu 13,5%, alcançando 8,4 milhões no final de 2024, e a oferta foi diversificada com cerca de 900.000 novos produtos, elevando o total para 6,7 milhões.

O negócio B2B da Autodoc, denominado Autodoc Pro, teve uma evolução significativa, com as receitas de vendas a aumentarem cerca de 280%, passando de aproximadamente 18,0 milhões de euros em 2023 para cerca de 68,0 milhões de euros em 2024. Todas as 106 zonas designadas em França estavam operacionais no final do ano, resultando na expansão das parcerias com oficinas e num aumento do volume de encomendas. Globalmente, a atividade B2B representou cerca de 4,3% do total das receitas de vendas do Grupo, revela o mesmo documento.

A empresa manteve um forte cash-flow e um balanço sem dívidas, o que lhe confere flexibilidade financeira para alcançar os objetivos estratégicos e investir na inovação. Com base na forte produção de cash-flow, o conselho de administração vai propor que a parte distribuível do lucro líquido da Autodoc SE para 2024, no valor de 59,5 milhões de euros, seja paga aos acionistas sob a forma de um dividendo.

No que diz respeito ao futuro, a Autodoc teve um início sólido em 2025 e mantém otimismo em relação à trajetória a longo prazo do seu negócio. A empresa faz saber que se compromete a melhorar continuamente a experiência do cliente, expandir a gama de produtos, melhorar a infraestrutura logística e otimizar as estratégias de preços.

O recém-inaugurado centro de distribuição de 15.000 m² em Gante, na Bélgica, irá apoiar a capacidade de distribuição, especialmente para os clientes B2B em França, nos países do Benelux e em regiões da Alemanha.

Dmitry Zadorozhny, CEO da Autodoc, destacou que o crescimento em dois dígitos nas receitas das vendas e no EBITDA Ajustado reflete a resiliência e o potencial do negócio, mesmo num ambiente macroeconómico dinâmico na UE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.