Os trabalhadores que passam recibos verdes têm até ao final do mês para pedirem aos serviços da Segurança Social a alteração ao seu escalão de descontos, de forma a adequarem o valor das suas contribuições ao valor dos rendimentos. O escalão a ter em conta no pedido é o que foi fixado em outubro de 2016.
Também os trabalhadores independentes que tenham reiniciado a atividade a partir de março podem agora pedir a alteração do escalão, tendo como referência o que foi fixado no reinício da atividade.
Os pedidos de alteração do escalão devem ser efetuados através da Segurança Social Direta ou nos serviços de atendimento da Segurança Social e produzem efeitos a 1 de julho. As alterações podem ser efetuadas entre os dois escalões imediatamente inferiores ou superiores ao que lhes foi fixado, mas com alguns limites.
No site da Segurança Social estão alguns exemplos práticos.
Pode seguir aqui (http://www.seg-social.pt/documents/10152/14714119/Instrucoes_SSD_TI/cc4737c2-c760-4e02-9f50-d0e5c5db42b5) o passo a passo disponibilizado pela Segurança Social.
O Governo está a preparar alterações no regime contributivo dos trabalhadores independentes, mas ainda não são conhecidos os pormenores. No atual regime, os trabalhadores independentes são colocados em escalões, tendo em conta o rendimento relevante que corresponde a 70% do montante das prestações de serviço ou a 20% dos rendimentos da produção e venda de bens.
Se se tratar de trabalhador com contabilidade organizada, o valor relevante para a segurança Social corresponde ao lucro tributável quando é inferior ao referido em cima. Por sua vez, para os trabalhadores das atividades hoteleiras e restauração, contam 20% dos rendimentos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com