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Reclamações no setor automóvel com subida de 48,3%. Peugeot, Renault, Dacia e Citroen lideram

As marcas Peugeot, Renault, Dacia e Citroën são as que registam maior volume de queixas este ano. O principal motivo de reclamação está relacionado com o sistema de antipoluição (AdBlue), um problema que está concentrado em vários modelos da marca Peugeot.
3 Novembro 2023, 11h50

Um relatório do Portal da Queixa aponta para um aumento das reclamações sobre o setor automóvel de janeiro a outubro.

O número regista um crescimento de 48.3%, em comparação com o mesmo período de 2022. Sendo as marcas Peugeot, Renault, Dacia e Citroën aquelas com o maior volume de queixas este ano. O principal motivo de reclamação está relacionado com o sistema de antipoluição (AdBlue), um problema que está concentrado em vários modelos da marca Peugeot, que é responsável por 49% das reclamações sobre este tema. Já os modelos que mais queixas obtiveram relacionadas com o AdBlue foram o Peugeot 308, Peugeot 3008, Peugeot 5008 e Peugeot 2008. Os dados indicam que este foi um motivo que cresceu 26,4% em relação ao período homólogo de 2022.

Verifica-se ainda um aumento de 44% das reclamações em relação ao mesmo período de 2021, revela o relatório do Portal da Queixa sobre o setor.

Segundo indica a análise, das 31 marcas analisadas, as francesas Peugeot, Renault, Dacia e Citroën foram as que registaram o maior volume de queixas em 2023. Somadas, concentram 45,3% de todas as queixas contra o setor.

O estudo coloca no pódio do maior crescimento de reclamações face a 2022 a Dacia Portugal, a BMW, a Renault, a Hyundai e a Peugeot.

Este ano, os modelos que receberam um maior volume de queixas foram os Dacia Sandero, Peugeot 2008, Peugeot 308, Mazda CX-3, Dacia Duster e Peugeot 5008. O maior crescimento em relação a 2022, foi do Renault Clio, com aumento de 650% no número de reclamações. Na sequência, surgem dois modelos da Dacia, o Duster (400%) e o Sandero (250%).

Ainda de acordo com o relatório, o número de reclamações relacionadas com veículos elétricos e híbridos está a aumentar a grande velocidade. De janeiro a outubro de 2023, as queixas publicadas registaram uma subida de 84%, comparativamente com o mesmo período do ano passado.

Em 2022, uma em cada 13 reclamações publicadas era referente a veículos elétricos ou híbridos. Este ano, a média passou para uma em cada 10. A Renault, Peugeot e Hyundai são as marcas que apresentam o maior número de reclamações no enquadramento de veículos elétricos e híbridos.

Os dados analisados apontam para um predomínio de reclamações registadas por homens (70%). A média geral de idade é de 47,3 anos, havendo predomínio na faixa dos 45 a 54 anos e 35 a 44 anos. A nível geográfico, Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde mais se reclama contra o setor automóvel.

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