[weglot_switcher]

Rede Mobi.E registou 1,9 milhões de carregamentos de veículos elétricos no primeiro semestre

Registou-se uma subida de 64% ao nível da quantidade de carregamentos, face ao observado no ano passado. Na energia consumida, o aumento foi próximo de 90%.
18 Julho 2023, 20h01

Os carregamentos de viaturas elétricas nos postos de carregamento da rede Mobi.E, espalhada por todo o país, continuam a aumentar. Durante o mês de junho, foram quase 334 mil registos, o que significa um aumento de 65% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

De acordo com a informação divulgada em comunicado de imprensa pela empresa pública Mobi.E, S.A., os números de junho fizeram subir para 1,9 milhões a quantidade de carregamentos que se observaram desde janeiro, o que reflete uma subida de 64% face a igual período de 2022.

Ao nível do consumo de energia nestes carregamentos, foram alcançados os 5,56 milhões de kWh em junho, ou seja, mais 89% do que no mesmo mês do ano precedente. Entre 1 de janeiro e 30 de junho, os postos de carregamento serviram 108 mil utilizadores, mais 58% do que nos primeiros seis meses de 2022.

No caso da potência total da rede, ocorreu um aumento de 39% face ao observado um ano antes, para os 199 kW. A rede consiste em 4.715 postos de carregamento em todo o território nacional dos quais 3.723 são públicos), entre os quais estão 1.309 postos de carregamento rápidos ou ultrarrápidos.

Os números retratam uma poupança na emissão de dióxido de carbono que supera as 14 mil toneladas. Para absorver tal quantidade daquele gás em dez anos, seriam necessárias 397 mil árvores, de acordo com as contas feitas pela empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.