O comércio eletrónico em Portugal continua a crescer a um ritmo acelerado, impulsionado pela crescente digitalização da sociedade. É o que diz um estudo recente da Webloyalty, empresa líder em soluções de Retail Media para otimizar receitas de e-commerce.
O estudo revela que as redes sociais impulsionam as compras online, havendo 4 em cada 10 jovens portugueses (18-30 anos) que compram através destas plataformas..
Outra conclusão é que 15% dos portugueses já fazem compras online semanalmente, e mais de metade (53%) compra pelo menos uma vez por mês.
A pesquisa aponta que a possibilidade de comparar preços (66%), a comodidade (60%) e o acesso a descontos (55%) são os principais fatores que levam os consumidores portugueses a optar pelas compras online.
O estudo da Webloyalty também destaca o papel crescente dos smartphones como principal ferramenta de compra online (58%), abrindo caminho para novas plataformas e canais digitais.
O *Estudo Webloyalty ‘As compras online em Portugal’ teve por base 1.000 participantes com mais de 18 anos, representativos da população portuguesa.
Segundo o estudo, há sete tendências que estão a transformar o comércio eletrónico em Portugal.
Em primeiro surge o “Social Commerce”. As redes sociais tornaram-se um motor de compras, especialmente entre os mais jovens. O estudo revela que 2 em cada 10 portugueses compram influenciados por publicações nas redes sociais, número que duplica entre os homens jovens (18-30 anos), atingindo quase 40%. Plataformas como Instagram, TikTok e Pinterest são agora vitrines interativas e pontos de venda direta para as marcas.
Em segundo surge o “Live Shopping”. As compras ao vivo, com recurso a influenciadores e vendedores que apresentam produtos em tempo real, estão a ganhar terreno. 10% dos portugueses já experimentaram esta modalidade, com maior adesão entre os homens jovens (18%).
Em terceiro aparecem as “Subscrições”. Um modelo que garante receitas recorrentes para as marcas, com cada vez mais produtos e serviços disponíveis por subscrição. Os portugueses entre os 18 e os 44 anos têm, em média, 8 subscrições ativas.
O “Pagamento Flexível (Buy Now, Pay Later)”, surge em quarto ligar. A possibilidade de dividir o valor total da compra em prestações mensais sem juros atrai 9,8% dos consumidores portugueses.
Em quinto lugar está a “Compra por Voz”. A inteligência artificial está a revolucionar a experiência de compra, com assistentes virtuais e chatbots capazes de responder a perguntas, recomendar produtos e finalizar compras através de comandos de voz.
Em sexto surge o “Click and Collect”. A opção de comprar online e levantar os produtos numa loja física, permitindo evitar os custos de envio, é atrativa para 31% dos portugueses.
Por fim, em sétimo surgem as “Lojas Online Peer-to-Peer”. Plataformas que permitem a venda direta entre particulares, simplificando a cadeia de distribuição e abrindo portas para pequenos negócios com ambições globais.
“A conveniência, a personalização e as experiências de compra são os pilares do sucesso no comércio eletrónico”, defende Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.
“O Retail Media assume um papel fundamental na otimização destes canais, permitindo criar a fórmula perfeita para cada cliente através da análise de dados, aumentando o engajamento ao mesmo tempo em que gera receitas adicionais para as marcas”, acrescenta.
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