[weglot_switcher]

REDI Portugal é a primeira rede empresarial LGBTI do país

Várias empresas de diferentes setores participaram no ato notarial, esta quinta-feira, em Lisboa, firmando a sua adesão à associação presidida por João Mattamouros Resende, advogado e sócio da Cuatrecasas. 
23 Maio 2025, 16h30

Nasceu esta semana a primeira rede de empresas em Portugal direcionada para a promoção da diversidade e inclusão LGBTI em contexto laboral.

A Rede pela Diversidade e Inclusão LGBTI (REDI) justifica a criação do grupo, que foi formalmente constituído esta quinta-feira, em Lisboa, com o “objetivo de criar ambientes de trabalho inclusivos e respeitadores, promovendo a colaboração, a formação e a partilha de boas práticas entre profissionais e organizações”, lê-se em comunicado.

Várias empresas de diferentes setores participaram no ato notarial, firmando a sua adesão à associação liderada por João Mattamouros Resende, advogado e sócio da Cuatrecasas.

O primeiro Conselho de Administração, responsável por liderar o plano de ação para este ano, foi igualmente nomeado ontem.

“A REDI Portugal nasce a partir e para o ecossistema empresarial português. Esta rede é uma organização criada em Portugal, com identidade própria, para responder aos desafios do nosso contexto e para ajudar a criar espaços de trabalho mais seguros e inclusivos para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual e identidade de género”, explicou o primeiro presidente da REDI Portugal, citado no mesmo comunicado.

No ano passado, o escritório da Cuatrecasas em Lisboa organizou, em conjunto com a espanhola REDI.LGBTI, que inspirou a criação da congénere portuguesa, um evento que levou a discussão “Avançar na Gestão da Diversidade e Inclusão LGBTI no Setor Privado Português”, na qual participaram Diego Pol Longo, sócio da Cuatrecasas em Espanha e secretário-geral da REDI, João Mattamouros Resende, Ricardo Grilo, consultor da REDI, bem como Oscar Munoz Hernandez e Marta Herraiz Fernández, codiretores da associação.

Recorrendo a dados do estudo Diversity at Work (2021) do ManpowerGoup, a REDI Portugal refere, a propósito do lançamento da associação, que “46% das pessoas LGBT não revelam a orientação numa entrevista de emprego” e que quase quatro em cada 10 pessoas ouviram “piadas ou comentários depreciativos no local de trabalho”.

As associadas fundadoras da REDI Portugal tiveram o primeiro encontro informal em meados de março, nos escritórios da
Cuatrecasas em Lisboa, reunindo representantes de empresas de grande, média e pequena dimensão.

Fundada em junho de 2015, tendo sido reconhecida como associação de utilidade pública pelo Ministério do Interior Espanhol no ano passado, a REDI conta com a Accenture, a Amadeus, a AXA, a Hogan Lovells, a Lilly, a Nationale-Nederlanden (NN Group), a P&G, a SAP, a Sodexo, a Uría Menéndez e a WTW como membros fundadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.