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Menos plástico, mais renováveis. Conheça a fórmula da Mercadona para reduzir custos

Para economizar o uso de plástico, a empresa adotou algumas soluções, nomeadamente a substituição por embalagens de cartão e a redução do plástico a utilizar, evitando excedentes.
15 Março 2023, 10h26

Desde o uso de menos plástico nas embalagens de fatias de queijo até à redução da quantidade de óleo de girassol são diversas as formas que a espanhola Mercadona arranjou para poupar.

Além de menos plásticos, a empresa apostou em processos logísticos mais eficientes e energias renováveis. A rede de supermercados presidida por Juan Roig, que apesar de tudo reconheceu que teve que aumentar os preços numa média de 10% em 2022, detalha algumas das mudanças feitas no seu relatório anual citado pelo “CincoDías”.

Para economizar em plástico, a altura e a espessura das bandejas de carne foram reduzidas e a caixa de plástico foi substituída por uma de cartão.

O enchimento de papel foi removido dos necessaires para poder transportar mais quantidades em menos espaço. Algo semelhante aconteceu com os sacos de salada, que foram ampliados por unidade em caixa. Entretanto, os recipientes e frascos de perfume são agora adquiridos na Europa para reduzir as viagens e as emissões de dióxido de carbono.

Em alguns casos, a empresa suprimiu diretamente produtos, ou formatos de produtos, que não eram lucrativos. No total, foram removidos produtos. “Estávamos a perder dinheiro com esses produtos”, admitiu o presidente da cadeia de supermercados espanhola.

De recordar que em Portugal, a Mercadona faturou 737 milhões de euros no ano passado e prevê atingir o “break even” já este ano. A empresa fechou o ano de 2022 com prejuízos de 50 milhões de euros.

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