[weglot_switcher]

Refinaria de Matosinhos. Oleoduto para o aeroporto Sá Carneiro continua em funcionamento

Com o encerramento da refinaria de Matosinhos, Portugal fica somente com uma refinaria, com a Galp a garantir que a segurança de abastecimento do país não fica em causa.
  • Cristina Bernardo
13 Janeiro 2021, 18h09

O oleoduto entre a refinaria de Matosinhos e o aeroporto Francisco Sá Carneiro vai manter-se em funcionament0 apesar da Galp ir proceder ao encerramento das suas atividades de refinação em Leça da Palmeira.

“O pipeline que liga a refinaria de Matosinhos ao aeroporto Sá Carneiro será mantido. O abastecimento ao aeroporto continuará a ser realizado, não há disrupção a esse respeito”, disse hoje o administrador da Galp, José Carlos Silva, no Parlamento. Apesar de encerrar a atividade de refinação no local, a Galp vai manter um parque logístico e armazenamento de combustíveis no local.

Na sua audição na comissão parlamentar de ambiente e de energia, o responsável rejeitou a possibilidade da segurança de abastecimento do país estar em causa por só uma refinaria ficar em funcionamento no futuro, a de Sines.

Na eventualidade desta refinaria do distrito de Setúbal ser obrigada a parar por algum tempo, José Carlos Silva destacou a existências das reservas estratégicas de combustível.

“Uma unidade de refinação é composta por várias. Admitindo um cenário em que existe um evento catastrófico em toda a refinaria de Sines deixará de estar disponível, para isso existem as reservas estratégicas para um período de 90 dias. É um cenário de muito baixa probabilidade”, afirmou o administrador da petrolífera.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.