[weglot_switcher]

Governo diz que Portugal tem capacidade para realizar seis mil testes por dia

Quando o primeiro caso foi diagnosticado em Portugal, a 2 de março, eram apenas realizados 55 testes por dia, e pouco mais de um mês depois o Serviço Nacional de Saúde conseguia testar mais de seis mil pessoas por dia, verificando-se um aumento significativo na testagem. 
  • Cristina Bernardo
20 Maio 2020, 14h56

Numa análise um pouco mais detalhada do combate à pandemia do novo coronavírus em Portugal, a ministra da Saúde afirmou na Comissão Parlamentar da Saúde que do total de 29.432 doentes infetados com a Covid-19 identificados até ao dia de ontem, 21.125 foram tratados em domicílio, o equivalente a 71,8% do total de infetados.

Marta Temido acrescentou ainda que os 6.432 recuperados equivalem a 21,9% do total de infetados em Portugal. A responsável pela pasta da Saúde considerou que este é um bom valor até à data, sendo que a incidência máxima do vírus se sentiu no final de março, quando o RT chegou aos 2,32.

A capacidade laboratorial de análise dos testes passou apenas do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge para outros 32 laboratórios públicos, sendo que existem ainda mais laboratórios sociais e privados na lista.

Quando o primeiro caso foi diagnosticado em Portugal, a 2 de março, eram apenas realizados 55 testes por dia, e pouco mais de um mês depois o Serviço Nacional de Saúde conseguia testar mais de seis mil pessoas por dia, verificando-se um aumento significativo na testagem.

De acordo com a ministra da Saúde durante a audição parlamentar, “o esforço de testagem foi bastante significativo”, com 11 mil testes a serem realizados diariamente durante o mês de abril, 13 mil testes durante a primeira metade de maio e 15.400 testes diários durante a última metade de maio, sendo que o dia 15 de maio verificou a maior quantidade de testes diário, com quase 20 mil. “A capacidade instalada demonstra não estarmos no limite e de se poder fazer mais testes”, classificou a ministra da Saúde.

Marta Temido afirmou que, até à data, foram registados 3.259 profissionais de saúde infetados com a Covid-19, embora não se encontre discriminado se estes pertencem ao Serviço Nacional de Saúde. “Também sabemos que algumas infeções aconteceram em regime social”, acrescentou a responsável da Saúde.

António Lacerda Sales, o secretário de Estado da Saúde que tem estado presente nas conferências de balanço do novo coronavírus, afirmou que do total de profissionais infetados, um total de 1.071 profissionais de saúde já se encontram recuperados.

O secretário de Estado voltou a sustentar que foi levantada a suspensão do gozo de férias dos profissionais de saúde, depois da pandemia da Covid-19 e do reforço do número de profissionais. Marta Temido assumiu ainda que os contratos dos profissionais de saúde “deverão ser prorrogados até setembro” e que muitos vão ainda ser contratados no fim do ano.

Com o reforço do SNS e a sua capacidade de resposta à Covid-19, Marta Temido disse ainda que o “Serviço Nacional de Saúde acordou a força adormecida e se reinventou”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.