[weglot_switcher]

Regresso às aulas é oportunidade para ensinar crianças a lidar com o dinheiro, diz especialista

Cristina Judas, fundadora da Hey!Möney® deixa um conjunto de sugestões para começar a preparar o início do novo ano letivo, fazendo uso de conceitos de literacia financeira.
31 Julho 2025, 12h30

Cristina Judas, especialista em educação financeira infantil, fundadora da Hey!Möney®, defende que o mês de setembro deve ser encarado como o momento-chave para começar a preparar as crianças para uma vida financeira equilibrada, consciente e sustentável.

“O início do novo ano letivo traz muito mais do que livros e cadernos, traz também uma oportunidade crucial para introduzir a educação financeira desde cedo”, diz a autora do livro Desperte o Génio Financeiro do Seu Filho, numa nota enviada ao Jornal Económico na qual lembra, citando o Eurobarómetro sobre literacia financeira (2023), que apenas 18% dos cidadãos da União Europeia demonstram um nível elevado de competências financeiras. E deixa um conjunto de sugestões para pais e encarregados de educação.

. Planeiem a lista escolar, envolvendo as crianças nas escolhas. O envolvimento “ensina a distinguir necessidades de desejos”, afirma.

. Façam orçamento familiar. “Calcular juntos os gastos escolares é uma forma prática de introduzir planeamento e tomada de decisão”, justifica.

. Reutilizem material, estarão a transmitir “valores de sustentabilidade e economia consciente”, salienta.

. Por fim, aproveitem para explorar conceitos fiscais. “Introduzir noções básicas como despesas dedutíveis e número de contribuinte é um excelente ponto de partida para explicar impostos e o papel do Estado”, conclui Cristina Judas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.