A Meta Platforms viola as regras europeias em matéria de privacidade de dados na Noruega, de acordo com uma acusação feita pelo regulador de dados Datatilsynet a um tribunal esta quarta-feira, segundo a “Reuters”.
Este caso pode tornar o debate em torno da violação de dados por grandes tecnológicas mais aceso e ter implicações europeias mais vastas.
A Meta encontra-se a pagar uma multa diária, desde 14 de agosto, de um milhão de coroas (cerca de 87 mil euros) por violação da privacidade dos utilizadores, cujos dados foram usados para futuros envios de publicidade. Ao dia de hoje, 23 de agosto, volvidos nove dias da aplicação da medida, a Meta já deve nove milhões de coroas, o equivalente a 777 mil euros.
Regulador norueguês vai multar a Meta em 98.500 dólares por dia
Apesar de a Meta contestar a multa, Hanne Inger Bjurstroem Jahren, advogada que representa o regulador norueguês, considera-a válida.
“Não há discussão sobre se a empresa está a violar estas regras… Hoje, a Meta infringe as regras do RGPD”, disse o regulador ao tribunal, no último dia de uma audiência de dois dias.
No início de agosto, a autoridade norueguesa de proteção de dados proibiu temporariamente o Facebook e o Instagram, duas aplicações da empresa Meta, de rastrear os dados dos utilizadores.
Noruega proíbe Meta de rastrear utilizadores para fins publicitários
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com