[weglot_switcher]

Renault supera pela primeira vez concorrentes Opel, Citroën e Fiat em vendas de automóveis

A Renault vendeu 130.097 veículos, superando os 126.091 registados pela fabricante automóvel Peugeot, Opel, Citroën e Fiat. Os números são avançados pela Bloomberg.
21 Janeiro 2025, 16h19

A Renault matriculou mais carros na Europa do que a Stellantis NV pela primeira vez em dezembro, mês que começou com a destituição de Carlos Tavares do cargo de CEO da Stellantis.

A Renault vendeu 130.097 veículos, superando os 126.091 registados pela fabricante automóvel das marcas Peugeot, Opel, Citroën e Fiat. Os números são avançados pela Bloomberg.

A Stellantis superou a sua arquirrival em vendas em todos os meses desde a sua constituição em janeiro de 2021, quando o Grupo PSA de França se juntou ao fabricante italo-americano Fiat Chrysler.

Carlos Tavares, de 66 anos, desentendeu-se com o presidente John Elkann e com o conselho de administração da Stellantis nos meses seguintes ao chocante profit warning no final de Setembro.

A Bloomberg lembra que o ex-CEO perdeu a confiança dos administradores, após entrar em conflito com principais constituintes, incluindo políticos, concessionários, fornecedores e empregados.

Ficar atrás da Renault na Europa tem um significado especial, considerando que o gestor  português passou a maior parte das primeiras três décadas da sua carreira na Renault, saindo de forma dramática em 2013, depois de tentar abertamente ficar com o cargo do então CEO Carlos Ghosn.

Depois de a Renault ter cancelado uma potencial oferta pública inicial (IPO) para o seu negócio de carros eléctricos em janeiro do ano passado, Carlos Tavares questionou a estratégia da empresa e pôs em dúvida se esta tinha escala para competir.

Os seus comentários deram origem a especulações de que a Stellantis estaria a procurar uma aquisição ou uma fusão com a Renault e suscitaram um desmentido por parte do CEO da Stellantis, John Elkann.

A Stellantis é um conglomerado do setor automóvel formado a partir da união da fabricante ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a fabricante francesa PSA Group (Peugeot), após a conclusão de um acordo de fusão 50%-50% A sua sede localiza-se em Amsterdão, nos Países Baixos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.