A Reserva Federal norte-americana manteve a taxa de juro de referência (federal funds rate) inalterada, em linha com as expetativas dos analistas. A federal funds rate continua fixada num intervalo entre 2,25% e 2,50%, anunciou o Federal Open Market Committee (FOMC), após a reunião de dois dias que terminou esta quarta-feira.
A última vez que o FOMC implementou um aumento na federal funds rate foi em dezembro do ano passado. Na última reunião, em janeiro, a instituição liderada por Jerome Powell alterou a posição em relação ao percurso dos aumentos das taxas de juro dizendo que irá ser paciente, tendo em conta os desenvolvimentos económicos e financeiros, quando anteriormente apontava para aumentos graduais.
Essa posição foi mantida na reunião de março, com o banco central a reiterar que irá continuar a ser paciente na determinação do ajustes futuros ao intervalo alvo das taxas.
As atenções recaem agora sobre a conferência de imprensa de Jerome Powell às 18h30, com os mercados expectantes sobre os comentários que o presidente do banco central poderá fazer sobre o cenário macroeconómico norte-americano.
(Atualizada às 18h04)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com