Resiliência tão importante como a competência técnica na contratação de médicos? Veja a declaração polémica de Marta Temido

A polémica declaração da ministra da Saúde foi proferida esta quarta-feira durante uma audição da Comissão Parlamentar de Saúde requerida pelo PCP. Veja a declaração que está a ser contestada por profissionais de saúde, Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos e partidos.

A governante apontou que a “resiliência” deve ser um fator que se deve ter em conta aquando da contratação de profissionais de saúde, nomeadamente enquanto Portugal ainda enfrenta a pandemia de Covid-19. Marta Temido assegurou que a resiliência é um aspeto tão importante como “a competência técnica”.

Com o fim da proibição de saída do SNS, quando terminou o último estado de emergência, acentuou-se a saída de profissionais dos hospitais públicos. Desde dia 1 de maio deste ano, 404 médicos rescindiram contrato com o Estado, avança a CNN Portugal, citando dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), escreve o “Saúde Online”.

Na origem destas saídas estão fatores como a falta de condições, falta de profissionais, excesso de horas extras, fraco investimento em hospitais públicos e falta de tempo e condições para fazer investigação.

 

Relacionadas

Marta Temido diz que é preciso profissionais “mais resilientes” no SNS. Reações não demoraram

Profissionais de saúde, desconhecidos, sindicatos e partidos levaram as suas reações às palavras proferidas por Marta Temido para o Twitter. A ministra da Saúde é um dos temas mais falados nesta quinta-feira na rede social.
Recomendadas

Milhões da Champions, empréstimo obrigacionista e compra de dívida: que impacto nas contas do Sporting? Veja o “Jogo Económico”

O Sporting é, neste momento, o clube português que mais lucrou na Liga dos Campeões: 45,01 milhões de euros dos 130,9 milhões ganhos por clubes portugueses nesta Liga. Que impacto pode ter o empréstimo obrigacionista e a compra da dívida nas contas da SAD. Tudo para ver na edição desta semana do “Jogo Económico”.

“Sucessão da SRS Advogados será democrática e participativa”, assegura managing partner

Em entrevista ao programa “Falar Direito”, da plataforma multimédia JE TV, Pedro Rebelo de Sousa, managing partner da SRS Advogados, abordou o processo de sucessão na SRS Advogados, garantindo que o mesmo será feito de forma participativa.

Seixas da Costa: “Novo Governo alemão? Christian Lindner é um nome ortodoxo para a pasta das Finanças”

O novo ministro das Finanças alemão promete agitar a Alemanha e a Europa nos próximos anos. O tema mereceu a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa na última edição do programa da plataforma multimédia JE TV, “A Arte da Guerra”.
Comentários