[weglot_switcher]

Resiliência tão importante como a competência técnica na contratação de médicos? Veja a declaração polémica de Marta Temido

A polémica declaração da ministra da Saúde foi proferida esta quarta-feira durante uma audição da Comissão Parlamentar de Saúde requerida pelo PCP. Veja a declaração que está a ser contestada por profissionais de saúde, Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos e partidos.
25 Novembro 2021, 11h51

A governante apontou que a “resiliência” deve ser um fator que se deve ter em conta aquando da contratação de profissionais de saúde, nomeadamente enquanto Portugal ainda enfrenta a pandemia de Covid-19. Marta Temido assegurou que a resiliência é um aspeto tão importante como “a competência técnica”.

Com o fim da proibição de saída do SNS, quando terminou o último estado de emergência, acentuou-se a saída de profissionais dos hospitais públicos. Desde dia 1 de maio deste ano, 404 médicos rescindiram contrato com o Estado, avança a CNN Portugal, citando dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), escreve o “Saúde Online”.

Na origem destas saídas estão fatores como a falta de condições, falta de profissionais, excesso de horas extras, fraco investimento em hospitais públicos e falta de tempo e condições para fazer investigação.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.