Responsabilidade Social: acelerar a transformação do seu negócio

É imperativo que as empresas acelerem a transformação do seu negócio e alarguem o seu espectro de ação, sendo e fazendo parte da solução dos desafios da atualidade.

Nos últimos anos, temos assistido à mudança de expetativas sobre o papel das empresas no que respeita à responsabilidade social.

Num contexto crescente de exigência (e de emergência), o consumidor espera das marcas, sobretudo das grandes corporações, uma voz ativa na prossecução de políticas sustentáveis – ambientais e sociais. Apesar do aumento da visibilidade destas problemáticas, são muitas as empresas que ainda não incluem na sua gestão – ou, se quisermos, no seu ADN – o compromisso com a responsabilidade social, quando esta deveria estar no cerne do seu modelo de negócio.

A crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 veio acentuar fraturas existentes, afetando pessoas que já viviam dificuldades sociais e/ou económicas ou que eram vítimas de discriminação, exploração e precariedade laboral.

A conquista de uma sociedade mais justa e igualitária não pode depender apenas de imposições legislativas. Para construirmos uma sociedade mais inclusiva é imperativo que as empresas acelerem a transformação do seu negócio e alarguem o seu espectro de ação, sendo e fazendo parte da solução dos desafios da atualidade.

Na L’Oréal, acreditamos firmemente que a igualdade e a inclusão contribuem para a construção de um mundo mais sustentável. Nesse sentido, lançámos um novo programa de responsabilidade social – “L’Oréal For the Future” – que engloba políticas internas, parceiros, fornecedores e até o consumidor. O conjunto de ações previstas no âmbito social e ambiental incluem a capacitação das comunidades com as quais interagimos, políticas que promovem maior igualdade no trabalho e o apoio dos planos de responsabilidade social dos nossos parceiros.

É igualmente essencial inspirar o consumidor a agir e a fazer escolhas informadas, com a partilha do máximo de informação possível sobre cada um dos nossos produtos. É neste compromisso de transparência, que a L’Oréal está a desenvolver um novo sistema de rotulagem que inclui informação sobre o impacto ambiental e social dos produtos – esperamos que, em breve, chegue a Portugal.

Com estas e outras medidas assumimos uma maior responsabilidade social e queremos demonstrar que as empresas têm de ser parte maior na procura de soluções socialmente conscientes; precisam de reforçar ou, em muitos casos, iniciar a transformação do seu negócio no respeito pelas pessoas e pelo planeta.

Esta é a expetativa do consumidor. Este é o dever das grandes marcas.

Recomendadas

Portugueses gastam em média 138 mil euros na compra de casa

Dados do portal ComparaJá.pt revelam que 19% dos portugueses adquire uma habitação cujo valor não ultrapassa os 75 mil euros, sendo que ao nível da prestação bancária um terço das famílias paga um valor que ronda entre os 250 e os 399 euros.

Certificado digital e de recuperação: Sabia que tem de renovar ao fim de 180 dias? (com áudio)

Segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde, quem foi vacinado há mais de seis meses têm que renovar o certificado digital para que seja válido.

O hotel que reservei tem uma piscina interior. Poderei usá-la?

Prepare as suas férias e contacte previamente o hotel para ser informado de todas as medidas aplicáveis, nomeadamente, de limpeza, higienização, utilização de espaços comuns e serviços de restauração.
Comentários