Responsabilidade Social: acelerar a transformação do seu negócio

É imperativo que as empresas acelerem a transformação do seu negócio e alarguem o seu espectro de ação, sendo e fazendo parte da solução dos desafios da atualidade.

Nos últimos anos, temos assistido à mudança de expetativas sobre o papel das empresas no que respeita à responsabilidade social.

Num contexto crescente de exigência (e de emergência), o consumidor espera das marcas, sobretudo das grandes corporações, uma voz ativa na prossecução de políticas sustentáveis – ambientais e sociais. Apesar do aumento da visibilidade destas problemáticas, são muitas as empresas que ainda não incluem na sua gestão – ou, se quisermos, no seu ADN – o compromisso com a responsabilidade social, quando esta deveria estar no cerne do seu modelo de negócio.

A crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 veio acentuar fraturas existentes, afetando pessoas que já viviam dificuldades sociais e/ou económicas ou que eram vítimas de discriminação, exploração e precariedade laboral.

A conquista de uma sociedade mais justa e igualitária não pode depender apenas de imposições legislativas. Para construirmos uma sociedade mais inclusiva é imperativo que as empresas acelerem a transformação do seu negócio e alarguem o seu espectro de ação, sendo e fazendo parte da solução dos desafios da atualidade.

Na L’Oréal, acreditamos firmemente que a igualdade e a inclusão contribuem para a construção de um mundo mais sustentável. Nesse sentido, lançámos um novo programa de responsabilidade social – “L’Oréal For the Future” – que engloba políticas internas, parceiros, fornecedores e até o consumidor. O conjunto de ações previstas no âmbito social e ambiental incluem a capacitação das comunidades com as quais interagimos, políticas que promovem maior igualdade no trabalho e o apoio dos planos de responsabilidade social dos nossos parceiros.

É igualmente essencial inspirar o consumidor a agir e a fazer escolhas informadas, com a partilha do máximo de informação possível sobre cada um dos nossos produtos. É neste compromisso de transparência, que a L’Oréal está a desenvolver um novo sistema de rotulagem que inclui informação sobre o impacto ambiental e social dos produtos – esperamos que, em breve, chegue a Portugal.

Com estas e outras medidas assumimos uma maior responsabilidade social e queremos demonstrar que as empresas têm de ser parte maior na procura de soluções socialmente conscientes; precisam de reforçar ou, em muitos casos, iniciar a transformação do seu negócio no respeito pelas pessoas e pelo planeta.

Esta é a expetativa do consumidor. Este é o dever das grandes marcas.

Recomendadas

Siga estas dicas para poupar em época de natal

Conseguir comprar o presente que tanto ambiciona por um preço mais baixo pode ser uma realidade. Atualmente os saldos podem realizar-se em qualquer época, desde que, no total, não durem mais do que quatro meses por ano, portanto é possível poupar dinheiro com as reduções de preço.

Faça a sua lista de compras … mesmo na época de natal

Aceite o nosso desafio e junte a família para construírem a vossa lista de compras. Sempre com o intuito de economizar, tempo e dinheiro, descobrirá a utilidade de ter esta “cábula” consigo: Atempadamente faça a lista do que necessita para comprar (o indispensável) e não se esqueça de levar os sacos (incluindo os isotérmicos); Aproveite para consultar os folhetos promocionais. Pode ser uma oportunidade para poupar dinheiro com as reduções de preço.

Saiba como escolher brinquedos com segurança

Opte por brinquedos com informações, avisos de segurança e instruções de utilização em português. Aliás, é obrigatório que toda a rotulagem esteja na nossa língua.
Comentários