A venda do Manchester United tem sido um dos temas mais quentes nos negócios do futebol. Existem vários interessados na aquisição do clube da Premier League. Especula-se que existem pelo menos três interessados. Saiba quem são e como está o processo.
Quem está interessado em adquirir o Manchester United?
Entre os interessados mais ‘sonantes’ estão o dono da Ineos, Jim Ratcliffe, e o banqueiro do Qatar, Sheikh Jassim.
Mas a BBC refere que podem existir mais potenciais compradores, entre eles a Elliott.
Uma segunda oferta de Jim Ratcliffe foi confirmada na passada quinta-feira, segundo o “Manchester Evening News”.
O prazo final para apresentação de propostas era para ter fechado na quarta-feira. Contudo, Ratcliffe e Jassim terão pedido uma extensão do prazo.
A mesma publicação diz que uma segunda oferta de Jassim ainda não está confirmada.
Confirmada estará, porém, uma proposta do empresário finlândes, Thomas Zilliacus, de acordo com o “Manchester Evening News”. Terá existido o compromisso do empresário em adquirir 50% do clube e deixar a possibilidade dos restantes 50% poderem ser adquiridos pelos fans.
Zilliacus terá também demonstrado interesse a juntar-se a outro investidor para a aquisição do clube.
Que tipo de ofertas estão em causa?
A oferta por parte do patrão da Ineos, de acordo com a “BBC”, será para a aquisição de 69%, que corresponde à posição acionista que têm os atuais donos do Manchester United. Contudo, Sheikh Jassim terá interesse em adquirir a totalidade do clube da Premier League.
Qual é o valor das ofertas?
Continua-se no campo da especulação. Mas mesmo assim, a “BBC” refere que estas devem situar-se nos 4,5 mil milhões de libras (5,1 mil milhões de euros), abaixo da avaliação dos atuais donos do Manchester United, que se situa entre os cinco e os seis mil milhões de libras (5,6 e 6,8 mil milhões de euros).
Qual é o valor do Manchester United?
O Manchester United tem sido uma máquina de fazer dinheiro. De acordo com o site do clube, em 2019, as receitas totais chegaram aos 712 milhões de euros, quando em 2018 e 2017 ficaram em 669 e 660 milhões de euros.
Em 2017, dados da Deloitte referiam que o Manchester United teve a maior receita do sector ao atingir os 689 milhões de euros.
O valor avançado pela Deloitte incluía receitas comerciais, de transmissão televisiva e de bilheteira.
A Forbes colocou o valor do Manchester United em 4,6 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros), em março, enquanto as receitas referente à época 2020-2021 ficaram em 663 milhões de dólares (617 milhões de euros).
Segundo uma análise da Forbes, 59 milhões de dólares (54 milhões de euros) são de bilheteira, 2,1 mil milhões de dólares provenientes de transmissões televisivas (1,9 mil milhões de euros), 1,6 mil milhões de dólares para a parte comercial (1,4 mil milhões de euros) e 784 milhões de dólares (730 milhões de euros) para a marca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com