O que está em causa?
Depois de algum “namoro” entre setembro e novembro, a venda das rádios da Media Capital vai finalmente avançar. A empresa gerida pelo empresário Mário Ferreira confirmou esta quinta-feira a venda de “100% do capital social” da Media Capital Rádios ao Bauer Media Audio Holding, mais especificamente à inglesa Absolute Radio, detida pelo grupo Bauer.
Está em causa um negócio no valor de 69,6 milhões de euros, mas que, de acordo com um comunicado da Media Capital enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), está “sujeito a ajustamentos no fecho da transação”. A conclusão da aquisição “fica subordinada à satisfação das condições habituais neste tipo de transação, entre as quais a autorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social para a mudança de controlo. Estima-se que o fecho da transação ocorra durante o primeiro semestre de 2022”.
Esta é uma das maiores mudanças desde que Mário Ferreira assumiu a posição de maior acionista e presidente do Conselho de Administração da Media Capital. A operação também resultará “numa mais-valia nas contas consolidadas da Media Capital” próxima dos 50 milhões de euros, valor esse que – mais uma vez – “poderá ser corrigido em função dos ajustamentos no fecho da transação”.
Que rádios estão envolvidas?
Estão envolvidas cinco rádios neste processo de venda: Rádio Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM. Dividindo o valor do negócio pelas rádios, cada estação tem um valor de 12 milhões de euros.
Assim, duas rádios líderes nos seus segmentos vão deixar de pertencer a um grupo nacional. A Rádio Comercial tornou-se a mais ouvida em todo o ano de 2021 ao atingir um rádio de 19% de audiência acumulada de véspera anual. Trata-se de um aumento de 1,7 pontos face aos resultados de 2020, de acordo com dados da Marktest. A Comercial atingiu um reach semanal de 38,5% e um share de audiências de 24,5%.
A Cidade FM fechou 2021 ao ser a rádio jovem mais ouvida do país, reforçando a sua posição no segmento de jovem. A M80, dedicada aos êxitos das décadas de 70, 80 e 90, foi a terceira rádio mais ouvida do país em 2021.
Em conjunto, as rádios da Media Capital acumulam uma audiência semanal de 4,5 milhões de ouvintes. A audiência acumulada de véspera fixou-se nos 27,9%, o reach em 53% e o share em 39,3%.
Qual a duração do processo? Venda das rádios serviu para conseguir lançar CNN
A operação de alienação das rádios do grupo Media Capital iniciou-se em junho de 2021. Com a fatia maioritária das rádios a pertence à Pluris Investments de Mário Ferreira, a Media Capital já tinha decidido focar-se nas operações televisivas e digitais, descartando um sector que está presente no grupo desde 1997, ano em que a Comercial foi comprada pela empresa.
Em novembro, Mário Ferreira assumia à Lusa que queria “apostar muito” no sector digital e numa “media City” em Queluz para a produção de conteúdos, ficção e entretenimento, bem como um edifício para a CNN (cujo lançamento foi envolto em secretismo) e outro para a TVI.
Chegou mesmo a falar-se que a venda das rádios era uma estratégia para concentrar os esforços no digital e na televisão, nomeadamente na CNN. Os 60 milhões de euros provenientes do negócio com a Bauer deverão servir, segundo o “Jornal de Negócios”, para cobrir os investimentos realizados nos estúdios da TVI e em todo o lançamento da CNN, que implicou novos grafismos e novas contratações.
Quem é o aglomerado Bauer?
O Bauer Media Group é um conglomerado de multimédia alemão com sede em Hamburgo, cujo ano de fundação data de 1875 e numa liderança que acompanha cinco gerações da família. O grupo conta com uma receita anual na ordem dos 2,3 mil milhões de euros.
O grupo opera em todo o mundo e é dono de mais de 600 revistas, mais de 400 produtos digitais, 50 estações de rádio e televisão, lojas de impressão, correios, operações de distribuição e serviços de marketing em 17 países. Em termos de rádio, a Bauer Media é a operadora líder na Europa e conta com mais de 55 milhões de ouvintes todas as semanas.
Relativamente à Absolute Radio, subsidiária da Bauer que está a adquiri a Media Capital Rádios diretamente, é detida pelos alemães desde 2013.
Em comunicado, Paul Keenan, diretor de operações (COO) do Bauer refere que “a rádio é um meio muito popular em Portugal e uma peça fundamental da sua rica paisagem cultural” o que “aumenta a atratividade do mercado, que se encontra em transição para o estimulante e vasto mundo do áudio”.
Já Mário Ferreira, presidente do grupo Media Capital, garante estar “confiante de que, com a Bauer Media, as estações de rádio continuarão a prosperar, a ter muito sucesso e a crescer”.
Notícia atualizada às 18h24 com as declarações de Paul Keenan e Mário Ferreira
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com