[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. Stayaway Covid: Como é avaliada a probabilidade de contágio na aplicação?

A aplicação que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da Covid-19 é uma iniciativa da INCoDe.2030 Portugal com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
12 Agosto 2020, 07h55

INCoDe.2030 Portugal com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançaram esta terça-feira, 11 de agosto, uma aplicação móvel que promete “auxiliar o país no rastreio da Covid-19”, segundo o site da aplicação Stayaway covid. O Jornal Economico ajuda-o a compreender melhor esta aplicação.

O que faz?

No site Stayaway covid consta que “a aplicação móvel para iOS e Android estará disponível gratuitamente durante as próximas semanas”. Esta poderá ser instalada no telemóvel que vai alertar “sobre uma exposição de alto risco a alguém diagnosticado com Covid-19”. A informação permitirá solicitar o diagnostico da infeção de forma “rápida e atempadamente”.

Em caso de estar infetado, a aplicação vai avisar às pessoas com quem esteve em contacto sobre quem era o portador da doença, isto sem “nunca ser revelada a identidade de ninguém”, de acordo com o site da aplicação que asseguram também que não vão “utilizar qualquer informação diretamente identificável dos utilizadores, assegurando o seu anonimato”. A informação retida na aplicação será eliminada ao fim de quatorze dias.

Como funciona?

A Stayaway covid vai funcionar através de mensagens Bluetooth de baixo consumo e as informações partilhadas entre dispositivos são códigos aleatórios que não revelam identidades pessoais, mas ainda assim são guardados exclusivamente nos telemóveis que os recebem.

Caso um determinado utilizador seja diagnosticado com o vírus os códigos que difundiu nos últimos quatorze dias serão partilhados publicamente num servidor oficial. Regularmente a Staway covid vai descarregar do servidor oficial os códigos de pessoas recentemente diagnosticadas com a covid-19 e cruzar estes com os códigos recebidos de outros dispositivos nos últimos quatorze dias. Na hipótese de estar infetado, o utilizador é alertado pela aplicação.

Como posso aderir?

Para usufruir desta aplicação basta instalar a Stayaway Covid que estará disponível na lojas de aplicações da Apple, para telemóveis iOS, e da Google, para telemóveis Android. No entanto, no site da Stayaway é apontado que “ainda demorará algumas semanas” até a aplicação estar disponível.

A aplicação requer que o Bluetooth esteja sempre ligado? 

Para utilizar a Stayaway covid o Bluetooh precisa estar ligado e a aplicação vai precisar, uma vez por dia, de aceder a um servidor oficial e público do sistema e para isso será necessário estar conectado à internet, através de WiFI ou com os dados móveis.

Como é avaliada pela aplicação a probabilidade de contágio?

De acordo com o site da Stayaway covid, ” avaliação tem como base o conhecimento científico em cada momento e recomendado pelas autoridades de saúde. Atualmente, considera-se que a proximidade a menos de 2m com uma pessoa infetada durante cerca de 15min potencia grandemente o contágio”.

Como funcionam os alertas da aplicação?

Os avisos de que poderá estar contagiado vão surgir localmente pela aplicação e não por sms, uma vez que nenhuma entidade externa terá conhecimento da identidade do utilizador ou do seu telemóvel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.