O sector da restauração foi responsável por 16,8 milhões de euros em IVA só no mês de junho, valendo 80% do valor apurado para o programa IVAucher, avança o jornal “Público” este sábado com dados fornecidos pelo Ministério das Finanças. O valor pode ser recuperado pelos consumidores a partir de 1 de outubro.
O programa tem um total de 21,2 milhões de euros à espera para serem usados pelos consumidores. O sector do alojamento é o segundo com mais peso, com 3,8 milhões de euros em IVA, cerca de 18% do total, seguindo-se a cultura com 0,4 milhões de euros, apenas 2% do IVA.
De acordo com a publicação, o Ministério das Finanças dá conta de um aumento da quantidade de faturas com número de contribuinte face a junho de 2020 mas ainda abaixo dos valores de 2019. O sector do alojamento verificou uma tributação superior à registada em 2019, levando a uma subida de 6% do IVA cobrado.
Na semana passada, o ministério de João Leão informou que tinham sido registadas 6,2 milhões de faturas com número de contribuinte em junho, o que correspondia a consumos de 167 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com